Para quem está com saudade de estar fisicamente nos campi da Uesb, falta pouco para o reencontro tão esperado. Isso porque o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a Resolução 39/2021, que estabelece parâmetros e procedimentos para o retorno presencial das atividades pedagógicas no período letivo 2021.1.
Conforme o documento, a etapa de retorno presencial acontecerá a partir de 2 de fevereiro de 2022. E, para garantir que a retomada seja segura para toda a comunidade acadêmica, a Resolução prevê medidas e protocolos de biossegurança. Nesse sentido, para ter acesso às instalações da Universidade, bem como às suas unidades isoladas, será exigida a apresentação do comprovante de vacinação completo (dose única ou duas doses), conforme determinação das autoridades sanitárias.
De acordo com o professor Marcos Henrique Fernandes, vice-reitor da Uesb, a comprovação de vacinação para todos os servidores públicos (docentes e analistas e técnicos administrativos) será realizada de acordo com o Decreto Estadual Nº 20.885 e as normas estabelecidas pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb). Já para os discentes, o formulário para comprovação deverá ser preenchido até o dia 23 de janeiro de 2022, com login do e-mail institucional do estudante.
Os estudantes que não comprovarem a vacinação não poderão acompanhar as atividades presenciais e a ausência será computada como falta. Caso o discente exceda o limite máximo de faltas tolerado pelo Regimento da Universidade, acontecerá a reprovação do estudante.
Outros protocolos de segurança – Além da vacinação, o documento determina o uso obrigatório de máscara nos campi e o distanciamento mínimo entre as pessoas nos ambientes da Universidade. A garantia de limpeza, higienização e ventilação adequada dos espaços físicos da Uesb, conforme os protocolos sanitários e de segurança, assim como a disponibilidade de insumo para desinfecção frequente das mãos também estão previstas na Resolução.
Em caso de suspeita ou ocorrência de casos de Covid-19 entre os membros da comunidade acadêmica, os procedimentos a serem seguidos estão previstos no documento aprovado pelo Conselho. A Uesb divulgará, ainda, o protocolo de biossegurança detalhado, com as determinações que deverão ser cumpridas nas dependências da Universidade e que contemplará, no mínimo, as ações anteriormente citadas. A previsão é de que o documento seja divulgado no prazo de até 30 dias antes do início das atividades presenciais.