A 16ª edição da Revista Eletrônica da Uesb marca o fim do ano de 2020 e das ações da Universidade em memória aos seus 40 anos de história. Desde 1980, a Uesb vem sendo coletivamente construída em um verdadeiro movimento de resistência no cenário do sertão baiano e a publicação busca evidenciar essa trajetória.
A Universidade chega aos 40 anos representando o principal caminho de formação pública na região Sudoeste da Bahia, com 47 cursos de graduação e 52 oportunidades na pós-graduação, entre mestrados, doutorados e especializações. Além disso, a Instituição alcança a comunidade seja pela extensão, com uma média de 1,3 milhão de pessoas impactadas nos últimos dez anos, ou pela pesquisa, responsável por descobertas e inovações em todas as áreas de conhecimento.
É dessa forma que a Uesb se firma como a mais importante instituição no seu raio de atuação. Falar dos avanços da região Sudoeste da Bahia é falar dos impactos resultantes da Universidade. Para contar essa história de resistência, formação e desenvolvimento, a Revista Eletrônica foi reformulada e apresenta uma nova roupagem, mais moderna e conectada com as mais diversas possibilidades da internet.