A Revista Aprender – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação convida a comunidade em geral para participar da Live de lançamento da edição número 24, com o tema “Dossiê A Super-educação de heróis e heroínas – HQs, filmes, séries…”. O objetivo do evento é apresentar como a temática dos super heróis vêm se mostrando uma das mais férteis no campo educacional, envolvendo a questão de valores, processos de inclusão, formação de subjetividade entre outros aspectos.
O lançamento será realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, pelo Google meet, das 16h30 às 20 horas. A obra é publicada pela Edições Uesb e organizada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leonardo Maia (ex-professor da Uesb). A editora responsável é a professora Zamara Araújo, do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL).
A edição 24/2020 traz vinte artigos de pesquisadores, especialistas e estudiosos da temática. O conteúdo subdivide em sete eixos: 1) O herói – uma abordagem inicial; 2) A passagem ao feminino: diferença como valor e virtude; 3) O Super-Homem como arquétipo do herói contemporâneo; 4) A (super)formação das subjetividades e a figura do herói – crianças, adolescentes, fãs; 5) Identidade, inclusão, opressão: só uma super-educação poderá nos salvar?; 6) Super-heróis e heroínas: possíveis usos na educação e na escola; e 7) As personagens como ‘caso’: estudos temáticos.
Não é necessário inscrição para participar da live e o link de transmissão pode ser conferido aqui. Mais informações podem ser obtidas pela editora responsável: zamara.araujo@uesb.edu.br.