O projeto de extensão “Grupo de Ajuda Mútua e Intersubjetividade do Cuidar em Centros de Atenção Psicossocial”, coordenado pela professora Patrícia de Carvalho, do Departamento de Saúde 2 (DS 2), campus de Jequié, tem colaborado para a construção de redes de apoio social, com vistas a ajudar e fortalecer relações entre aqueles que cuidam e são cuidados nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Cidade Sol.
O Grupo de Ajuda Mútua (GAM) atende professores e alunos dos cursos de graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Uesb, além de usuários, familiares e profissionais do Caps 2 e do Caps AD, do tipo Álcool e outras Drogas. Os encontros ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, no Caps 2, e às sextas-feiras, no Caps AD, onde são realizadas atividades para promover a interação entre a Universidade e os Caps.
Durante os encontros, os participantes discutem temas como saúde mental e cidadania e são incentivados a compartilhar suas experiências. As atividades incluem rodas de terapia comunitária, debates sobre saúde e doença mental e ações culturais e recreativas, todas voltadas para o empoderamento dos usuários e suas famílias. O grupo também busca apoiar iniciativas de autonomia e fortalecer laços sociais por meio de visitas, passeios e encontros.
Dentre as ações realizadas pelo GAM, estão o evento “Jequié tecendo redes para o cuidado em Saúde Mental”, as rodas de terapia e atividades físicas como alongamento. O grupo também se engaja na produção acadêmica para participação em eventos científicos, em entrevistas sobre saúde mental em rádios locais e visitas a outros Caps.
O GAM tem colaborado com a Secretaria Municipal de Saúde para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial em Jequié. Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato pelos e-mails gpesm@uesb.edu.br ou patriciaalc@uesb.edu.br, além do perfil do projeto no Instagram ou pelo perfil do Grupo.