Está sendo realizada no campus de Jequié, até esta quinta, 30, a Semana de Biologia da Uesb (Sembio), promovida pelos discentes do oitavo semestre dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, com o apoio do colegiado e do Departamento de Ciências Biológicas (DCB). Palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e momentos culturais compuseram a programação do evento.
Para Gabriele Araújo Costa, acadêmica do sétimo semestre da Licenciatura em Ciências Biológicas, o que mais chamou atenção na Sembio foram as temáticas abordadas. “O evento trouxe temáticas totalmente atuais que a gente vem discutindo em sala de aula todos os dias. Então contribui bastante para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, principalmente para gente, futuros biólogos, trabalhando coisas que hoje são temáticas em relação aos conflitos do homem com a natureza tendo em vista a perda da biodiversidade, a exploração do homem em relação aos recursos naturais. É uma temática muito importante justamente no sentido de contribuir na diminuição desses conflitos”, definiu.
Já Mauri da Cruz Neri, acadêmico do segundo semestre do Bacharelado em Ciências Biológicas, participar da Sembio foi importante para sua formação. “Eu acho fundamental porque o tema da Semana de Biologia e os minicursos tiveram um papel importantíssimo para minha formação, inclusive para a gente que vai fazer, organizar, posteriormente, eu acho fundamental estar aqui participando”, revelou.
Genivaldo de Jesus Dias, acadêmico do quinto semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas concordou. “É muito importante para tudo, para vida pessoal, profissional, e também diante do caos que a gente esta vivendo aí hoje em dia, então o curso de Biologia tem o seu papel importante na relação do ser humano com o meio ambiente”, defendeu.
Lizandra das Neves Quaresma, acadêmica do oitavo semestre do Bacharelado em Ciências Biológicas e participante da equipe organizadora do evento, ficou satisfeita com o resultado alcançado. “Esse evento veio contribuir para a formação do cidadão biólogo na percepção do mundo atual como ele está, vem como as redes de interação, com as multidisciplinas que a gente pode fazer e trazer melhorias para o conhecimento dos alunos”, concluiu.