Redes sociais: veneno ou remédio? Esse foi o tema da semana de integração, que começou na última terça-feira, 19, em Vitória da Conquista. Já em Itapetinga, a programação teve início na quarta-feira, 20. A iniciativa marca o início da trajetória acadêmica dos novos alunos da Universidade, além de dar as boas-vindas aos que estão retornando.
De acordo com a professora Adriana Amorim, pró-reitora de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa), a escolha do tema para este ano foi motivada pela necessidade urgente de discutir a interação das redes sociais com questões pedagógicas e, igualmente, com a saúde mental de seus usuários. “A gente sabe que as redes sociais tem um papel fundamental com a juventude, sobretudo depois da pandemia. Então, a gente fala o que as redes sociais tem de veneno? Ou seja, o que nela faz mal? E o que ela tem de remédio? O quê que pode ser bom nela? A inspiração para esse nome vem da compreensão farmacêutica de que o que difere o veneno do remédio é a dose”, explica Adriana.
Na palestra ministrada em Itapetinga, o influenciador digital Desritimei abordou a importância do uso consciente e responsável das redes sociais. “Estamos sempre fazendo esse processo de conscientização para mostrar que a internet é sim um espaço seguro, que podemos sim aprender dentro da internet, que podemos usá-la como lugar de busca de dados, de fontes, e que podemos nos divertir, porque também é um espaço para entretenimento”, frisa.
Para Larissa Marques, estudante do sexto semestre de Zootecnia, presidente da Atlética do curso e coordenadora de Assistência e Permanência Estudantil do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no campus de Itapetinga, o tema discutido na Semana é extremamente relevante. “A grade de integração foi uma das melhores já formuladas, com temas voltados para a juventude, voltados para assuntos atuais e importantíssimos, como esse da internet. Então, a Proapa e a Prograd estão de parabéns e todo mundo que se dispôs a participar e vim também para ouvir e poder refletir sobre seus atos, pensamentos e sobre qual é o nosso papel dentro da Universidade enquanto alunos” destaca.
Acolhimento – Durante a semana, alunos veteranos, em conjunto com os professores e colegiados, realizaram uma série de atividades nos campi de Itapetinga e Vitória da Conquista. Os alunos tiveram a oportunidade de participarem de mesas-redondas, apresentações artísticas e culturais, oficinas práticas, técnicas e teóricas, entre outras atividades. A programação é uma forma de acolher e apresentar os espaços físicos da Universidade, a exemplo dos laboratórios, para os estudantes ingressantes.
“A Semana é organizada no sentido de promover a integração entre os estudantes e os professores. Os estudantes estão chegando em cada curso com expectativas de conhecer a Instituição, os laboratórios, espaços físicos, bibliotecas e tudo aquilo que eles vão transitar no seu percurso formativo aqui na nossa Universidade. Então, a gente preparou uma Semana de Integração com esse objetivo: acolher e integrar”, pontua o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação.
No campus de Jequié, a Semana de Integração acontece entre os dias 10 e 12 de abril.