Anualmente, a Uesb promove a Semana de Integração como forma de receber os novos alunos da Universidade. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 21 e 24 de março, e traz uma novidade: a recepção dos estudantes de dois períodos letivos simultâneos, 2022.2 e 2023.1.
Como proposta para essa edição, a ideia é mostrar uma das funções da Universidade: promover uma re-educação estética para a liberdade e para a democracia. Tão importante quanto as pesquisas científicas, as experiências formativas e o debate político de ideias e contextos são a educação estética e, por meio dela, o desenvolvimento do potencial criativo que todo e qualquer ser humano possui. Por isso, a temática gira em torno da importância da cultura e da arte como forma de dialogar entre a leitura de mundo e seu significado, como aponta a reflexão poética da Semana de Integração.
A programação será realizada nos três campi e traz a temática “Cultura e Arte: por uma revolução simbólica a partir da Universidade” na aula magna. A palestra será proferida por Maria Marighella, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e acontece no dia 21 de março, às 19 horas, no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista, em formato presencial. A aula ainda será será transmitida nos campi de Itapetinga e Jequié, bem como pelo canal da Uesb no YouTube.
No dia 22 de março, às 9 horas, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ), em Itapetinga, será realizada a conferência de abertura do campus, com a cientista e egressa da Uesb, Isamara Mendes Silva, que abordará o tema “Juventudes interditadas e a Universidade como sonho possível”. Já em Jequié, a conferência de abertura do campus será realizada pela professora aposentada da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Nádir Nóbrega de Oliveira. A convidada dialogará sobre “Nossas corporeidades como caminho de coragem e conexões”, às 9h30, no Auditório Wally Salomão.
A programação ainda traz outras conferências, apresentações artísticas, atividades integrativas de saúde física e mental, oficinas de ordem prática, técnica ou teórica, trilhas pelos campi, mesas-redondas, lançamento de livros, atividades de inclusão, saraus e festas. Acesse o cronograma completo com locais e horários das atividades em cada campus: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
A iniciativa é uma realização da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Mais informações, entre em contato pelo e-mail proapa@uesb.edu.br.