Em 1999, foi criada, no campus de Vitória da Conquista, a licenciatura plena em Matemática. A partir de então, a Uesb passou a ser a principal responsável pela formação de docentes capacitados para atuar no ensino básico no Sudoeste baiano. As duas décadas de existência da graduação estão sendo comemoradas pela 6ª Semana de Matemática, que teve início nessa quarta, 9.
O professor Altemar Brito, coordenador do Colegiado do curso, lembrou que, ao longo desses 20 anos, mais de 300 pessoas foram formadas pela licenciatura, e atuam na região Sudoeste, no Norte de Minas Gerais e também em outas regiões. “Conseguimos formar uma boa quantidade de profissionais que estão espalhados pelo Brasil”, ressaltou o coordenador.
Inclusive, ele próprio faz parte desse grupo de licenciados em Matemática formado pela Uesb. O professor Altemar contou que ingressou na Universidade em 2002 e, em 2006, se formou. Cinco anos depois, retornou à Instituição como professor e, desde 2013, está à frente do Colegiado. “Um dia eu era aluno. E depois já era coordenador do curso”, recordou o professor Altemar. “Para mim, é um satisfação muito grande ter sido estudante do curso de Matemática e aluno de vários professores que agora são meus colegas”, completou.
O docente comentou ainda que, mais do que formar profissionais, a graduação, vem tendo como foco a formação continuada, seja por meio de atividades de extensão, pesquisa ou fomentando a pós-graduação. “Não nos preocupamos apenas em formar bons professores, mas estamos preocupados com a formação continuada. Pensando nesse aspecto, nós temos vários projetos ou grupos de pesquisas que trabalham com ex-alunos do curso de Matemática, visando capacitá-los continuamente”, afirmou o professor Altemar.
Caminhando com a Escola – A Semana de Matemática, pela segunda edição consecutiva, aborda o tema “Caminhando com a Escola”. A professora Maria Aparecida Ramos, coordenadora do evento, explicou que a ideia é trazer para dentro da Universidade estudantes da Educação Básica, integrando o ambiente acadêmico com a comunidade externa. “Em nosso evento, os ministrantes das oficinas são os próprios alunos do curso de Matemática, que já vão exercendo a docência, vivendo a relação do ensinar com o aprender. E os estudantes do Ensino Básico são o público-alvo”, comentou a professora.
Neste ano, além da comemoração dos 20 anos, a Semana está realizando diversas atividades que buscam fomentar metodologias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Dessa forma, na abertura do evento foi apresentado do “Show Matemágico”. A apresentação, que alia Matemática e mágica, foi conduzida pelo professor Benedito Fialho Machado, da cidade de Belém, no Pará.
“Nós apresentamos algumas brincadeiras em forma de mágica, que o truque dela é uma propriedade de algum conceito matemático”, contou o docente. Segundo ele, a ideia nasceu ainda quando fazia o Ensino Médio, voltado para a docência, que na época era chamado de Magistério. Depois de alguns anos, a ideia foi se aperfeiçoando e, em 2013, ele criou o “Show Matemágico”, com o intuito de ensinar Matemática de forma divertida.
“Talvez, as primeiras experiências que as pessoas tiveram com a Matemática possam ter sido desagradáveis. Então, com o “Show Matemágico”, quero desmistificar a Matemática, mostrando que não é uma disciplina tão difícil como se pensa”, afirmou o professor. “Não posso dizer que a Matemática é fácil, mas ela pode ser prazerosa”, finalizou.