Nos dias 11 e 12 de julho será realizado, no campus de Itapetinga, o “1º Seminário Contando Africanidades: saberes invisibilizados no Médio Sudoeste baiano”. O objetivo da ação é promover espaços formativos por meio de conferências e oficinas, para contribuir com a reflexão da temática das relações étnico-raciais na literatura infanto-juvenil escolar.
A atividade é voltada para professores e alunos da Educação Básica da rede municipal de ensino de Itapetinga e cidades vizinhas, bem como alunos da licenciatura, bacharelado e pós-graduação de áreas correlatas com a temática do evento, grupos comunitários, movimentos sociais e afins. Haverá certificação.
Aos interessados em participar, as inscrições podem feitas até o dia 10 de julho por meio do preenchimento do formulário online. As atividades terão início no dia 11 de julho, a partir das 17 horas, no auditório Juvino Oliveira, com o credenciamento. Em seguida, Kiusam de Oliveria, escritora e professora da Universidade Federal do Espírito Santo, ministrará a conferência de abertura intitulada “Existe história de preto? Por uma literatura afrocentrada”.
No dia 12 de julho serão realizadas oficinas temáticas, com vagas limitadas. Pela manhã, das 8 às 11 horas, as oficinas serão voltadas para o público infantil, com idade entre 5 e 12 anos. Já no período da tarde, das 14 às 17 horas, as oficinas serão direcionadas para o público adulto. A programação completa pode ser conferida no site do evento.
O Seminário é uma ação do projeto de extensão “Contando africanidades: valorizando as matrizes culturais e étnicas brasileiras por meio da contação de histórias”, coordenado pela professora Letícia Azevedo, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (Dchel), campus de Itapetinga, e do professor Gerson Farias, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), campus de Vitória da Conquista.
A atividade conta com a colaboração dos alunos dos cursos de Pedagogia e Matemática da Uesb, além da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia de Itapetinga; Núcleo de Permacultura Sete Cascas; Programa Ludoteca: um espaço de práticas interdisciplinares em educação e a Teia dos Povos.
Em caso de dúvidas ou para mais esclarecimentos, entre em contato com o Dchel pelo e-mail: dchel@uesb.edu.br ou pelo telefone (77)3261-8701.