“80 Anos de Pedagogia no Brasil Histórias, Memórias e Lutas”. Esse foi o tema central do Seminário Temático 2018.2, que aconteceu no campus de Jequié, nos dias 25 e 26 de setembro. A atividade, organizada pelo Colegiado de Pedagogia e pelos Núcleos de Estudo, Pesquisa e Extensão (NEPs), do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), teve como objetivo articular as diferentes áreas de conhecimento que compõem a formação do pedagogo.
Para isso, buscou construir um diálogo mais aproximado com as realidades educacionais, em todos os níveis. Segundo a professora Laura Caetano, coordenadora do evento, o Seminário tratou da origem da Pedagogia no país, o cenário atual e também as perspectivas para a Área. “Fizemos uma mesa com a apresentação da história da Pedagogia no Brasil e da história do curso de Pedagogia de Jequié, tentando fazer não só uma retrospectiva histórica, mas também um confronto histórico do que foi, do que é e do que será”, afirmou a docente.
Marilete Callegari, professora do curso de Pedagogia, ressaltou que o Seminário Temático é um importante espaço para a divulgação das pesquisas da graduação. “Essa atividade é um momento para apresentar alguns resultados das pesquisas, monografias ou de outros estudos que os NEPs vem construindo”, lembrou a professora. “Então, para nós, esse momento é importante porque é o momento de apresentar alguns resultados”, complementou.
Participaram do Seminário acadêmicos de todos os semestres do curso de Pedagogia, como Leandro Santos da Silva, que está no segundo semestre. Na ocasião, ele apresentou a Resolução Nº 1/2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que institui as diretrizes curriculares do curso de Pedagogia. “A Resolução deixa claro alguns pontos, os quais nós, no processo de formação, devemos buscar compreender: a nossa concepção de docência, nosso processo formativo e, no geral, os princípios formativos, os quais iremos realizar quando estivermos aptos a lecionar”, comentou o estudante.