Na próxima quinta-feira, 4, será realizado o “Seminário Julho das Pretas”. O evento, que acontecerá no Auditório Juvino Oliveira, campus de Itapetinga, objetiva construir uma agenda política conjunta, debates e atividades sobre os principais temas que atravessam as mulheres negras no Brasil. Organizada pelo Centro Acadêmico de Pedagogia Lélia Gonzales, a atividade é aberta a todos os interessados pela temática e tem início às 9 horas, no turno da manhã, e às 19 horas, no período noturno.
O tema “Protagonismo da Mulher Negra no Brasil” será debatido pela professora Edmacy Quirina, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (Dchel); juntamente com Janine Couto, pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano); e Yure Oliveira, coordenador do Centro Acadêmico de Pedagogia de Itapetinga.
A ação faz referência à agenda coletiva “Julho das Pretas”, idealizada pela organização negra feminista Odara – Instituto da Mulher Negra que, desde 2013, realiza ações que destacam temas voltados à superação das desigualdades de gênero e raça, evidenciando as pautas e agendas políticas das mulheres negras. Neste ano, o tema da ação é “Mulheres negras no poder, construindo o bem viver”.
As inscrições serão realizadas no local do evento e terá emissão de certificado para os participantes. Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com a organização pelo e-mail:
centroacademicoleliagonzalez@gmail.com.