Para marcar o Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) da Uesb, em parceria com a Prefeitura de Anagé e o Núcleo Regional de Saúde, realizará, nesta sexta, 11, o 1º Seminário de Ações Intersetoriais no Embate ao Trabalho Infantil a favor de Políticas Para Crianças e Adolescentes. O evento tem como objetivo estruturar diferentes setores da política pública para o enfrentamento ao trabalho infantil, além de refletir sobre os impactos causados por esse trabalho nos direitos de crianças e adolescentes.
O Seminário contará com a participação do professor Carlos Públio (NDCA/Uesb), do conselheiro tutelar Ezequiel Matos, da técnica do Núcleo Regional Sudoeste do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Carla Almeida Santos da Silva, e da assistente social e pesquisadora do Doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade da Uesb, Marília do Amparo Alves Gomes. A ação terá ainda uma parte cultural com o professor Gilvan dos Santos Sousa e mediação de Renata Bonfim Soares. O evento acontecerá às 8h30, pelo canal da TV Uesb no YouTube.
Sobre a data – Marcado em 12 de junho, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. Para marcar a data, todos os anos é proposto um tema sobre uma das formas de trabalho infantil, com a realização de campanha de sensibilização e mobilização da população.
Para mais informações sobre o Seminário, entre em contato com o Núcleo pelo e-mail ndca@uesb.edu.br.