Para discutir questões relativas à formação de professores ainda nas licenciaturas, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Uesb deu início, na manhã desta terça, 12, à sexta edição do seu Seminário. O evento reúne não só os bolsistas dos 19 núcleos distribuídos nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, como os professores coordenadores e os docentes supervisores das escolas nas quais a Universidade atua por meio do Programa.
Com cerca de 350 bolsistas do Pibid nos três campi, a Uesb vem buscado consolidar essa aproximação entre Ensino Superior e Educação Básica em diferentes áreas de conhecimento. Para a coordenadora geral do Programa na Universidade, professora Maria Vitória da Silva, a inserção dos alunos nas escolas atinge três esferas, impactando “tanto na formação dos bolsistas, como na formação dos alunos da Educação Básica e dos próprios professores que atuam nessas escolas”, apontou.
Essa troca de saberes ficará ainda mais evidente com as apresentações de trabalhos, frutos das experiências dos bolsistas nas salas de aula das escolas da região, que acontece em forma de pôsteres e de comunicações orais. “A gente valoriza o processo de formação de professores ao mesmo tempo que pensa em novas estratégias, novos procedimentos, e estabelece uma relação de parceria entre Universidade e Educação Básica”, explicou a coordenadora.
Trajetórias e consolidação – Há dez anos de exercício efetivo nas universidades, o Pibid já é considerado um dos principais programas de atuação na efetiva formação de professores. Para o presidente nacional do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Programa, professor Nilson Cardoso, a experiência adquirida ao longo dos anos mostra ganhos significativos na construção da identidade de novos professores, bem como no conhecimento das dificuldades e possibilidades para atuação no Ensino Básico.
“A gente tem o registro de um Programa que tem aproximado a formação de professores do seu loco de atuação, que é a escola. Outro elemento relevante é essa parceria entre os professores formadores e os professores da Educação Básica – aqueles que, de algum modo, mobilizam os saberes para formação e aqueles que atuam na profissão. Essa junção de espaços e sujeitos é que [trouxe] uma transformação no processo de formação de professores”, avaliou Cardoso.
Via de mão dupla na troca de conhecimentos, o Pibid é também o primeiro contato com a sala de aula para muitos alunos. Segundo o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, o Programa permite a vivência do ensino desde o início do curso até sua conclusão. “Todos esses discentes que passam pelo Pibid são discentes que garantem, na sua trajetória profissional, a escolha de ser docente da Educação Básica”, destacou o pró-reitor.
O Seminário do Pibid segue até quarta, 14, com socialização de pesquisas desenvolvidas em diferentes focos educacionais e com plenária de avaliação da produção e dos desafios atuais do Programa.