No dia 18 de junho, a Uesb realizará o seminário “Livros Didáticos de Geografia: conteúdos e abordagens metodológicas (1950–1990)”. A atividade tem como proposta apresentar os resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos pela turma do primeiro semestre do curso de Geografia, que investigaram os conteúdos, o contexto histórico e as formas de exposição presentes nos livros didáticos de Geografia utilizados nas escolas brasileiras entre as décadas de 1950 e 1990.
A ação é voltada para estudantes da Licenciatura e professores da Educação Básica, com início às 8h30, no Auditório 1 do Módulo Luizão, campus de Vitória da Conquista. As inscrições serão realizadas no local, no dia do evento, para a emissão de certificados de participação.
O evento será um espaço de diálogo que articula ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação inicial de professores e para o aprofundamento das discussões sobre os materiais pedagógicos na história da educação brasileira, analisando os processos educativos, objetivos formativos, ideologias e diversos outros aspectos dos livros didáticos de Geografia usados no Brasil desde o início do século 19.
A atividade conta com o apoio do Centro de Documentação Albertina Vasconcelos e do Museu Pedagógico da Uesb, que reúne um acervo de compêndios didáticos de diversas disciplinas escolares e oferece suporte à pesquisa.
Para mais informações ou em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: museupedagogico@uesb.edu.br.