Foi aberto na manhã desta sexta, 3, no Auditório Waly Salomão, campus de Jequié, o 1º Seminário Integrado de Inclusão (SIIN), evento realizado pelo Departamento de Ciências Biológicas (DCB) e pelo Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (Naipd), em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico (CAP/Jequié) e com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do Instituto Federal da Bahia (Ifba/Jequié). Com o tema “Práticas Curriculares no Contexto da Educação Inclusiva”, o propósito do evento é discutir o currículo da educação básica no que tange à sua capacidade de aplicação a todo e qualquer aluno.
O SIIN reúne professores da rede municipal, estadual, federal e privada, profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou em organizações não governamentais e demais interessados no assunto. Na conferência de abertura, o professor Carlos Barros, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uesfs), abordou a temática “A escola favorecendo a aprendizagem de todos os alunos”, quando fez um panorama do cenário atual da educação inclusiva.
Segundo a coordenadora do evento, professora Ana Isabel Reis Nascimento, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), o Seminário é um espaço que visa promover o debate sobre “um currículo que seja adequado para surdos, cegos, para qualquer tipo de deficiente e para qualquer de pessoa que não tenha deficiência também”, pontuou.
Para a acadêmica do sétimo semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia e deficiente visual, Clécia Almeida Santos, a discussão levantada pelo Seminário é importante: “Eu vou aprender melhor sobre as deficiências em um modo geral e defender que os ambientes estejam acessíveis e que os professores tenham compreensão dos nossos limites”, argumentou.
Segundo a discente, apesar da questão da acessibilidade, historicamente, avançar lentamente, ela tem conseguido progredir em seus estudos na Universidade. “Eu me desenvolvi bastante na Uesb, no meu curso, tendo a me desenvolver mais, mas ainda falta algumas coisas que precisamos ajustar”, destacou Santos.
O professor de Educação Física José Carlos Almeida Silva Filho, vinculado ao Centro de Apoio Pedagógico de Jequié, aprova a iniciativa da Uesb ao realizar o Seminário. “É importantíssimo um evento como esse que está trazendo profissionais para ver como ocorre essa educação inclusiva, para que esses profissionais possam trabalhar na sua escola”, afirmou Silva Filho.
A programação do SIIN segue no período da tarde com a realização de oficinas e minicursos. Para saber mais, clique aqui.