Nos dias 13 e 14, membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada se reuniram para discutir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, no Seminário Integrador PDI Uesb 2020-2024, no campus de Vitória da Conquista. Na ocasião, os 12 Grupos de Trabalho (GTs) tiveram a oportunidade de compartilhar as diretrizes que foram construídas pelos seus membros e ouvir as contribuições dadas pelos presentes.
Foi um momento de apresentar a realidade de cada eixo temático, mas também de escutar os anseios e considerações sobre a elaboração do Plano que irá nortear as ações institucionais nos próximos cinco anos. Esse Seminário foi o resultado de um trabalho que vem acontecendo desde o ano passado, com a realização do Seminário de Avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Uesb 2013-2017 e após aprovação da metodologia pelo Conselho Universitário (Consu).
De acordo com o Professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Uesb, o PDI é um documento obrigatório, um instrumento de gestão, requisito para qualquer instituição pública, que deve ser construído de forma coletiva. “É necessário que o setor público trabalhe com metas que não sejam definidas por um gestor. Na verdade, o que se espera é que os setores públicos tenham metas que sejam discutidas democraticamente e a função do gestor é trabalhar para o cumprimento dessas metas”, considerou o reitor.
A atividade reuniu representantes de todos os campi da Instituição, tanto membros de GTs quanto outros interessados nas discussões. Patrícia Gondim, coordenadora de Planejamento Institucional da Universidade, afirmou que, durante o evento, “foi possível identificar intercessões entre as diretrizes da maioria das políticas. Isso significa que o alcance dos objetivos estabelecidos depende do esforço de mais de um setor e do envolvimento de muitos atores”.
Diversas questões estão sendo debatidas na elaboração do PDI. O professor Elinaldo Leal, pró-reitor de Administração, considerou que, entre tantos pontos importantes, é possível ressaltar a consolidação dos programas de pós-graduação, a necessidade de reestruturar os espaços físicos da Universidade dentro de um planejamento que leve em consideração a sustentabilidade e a internacionalização, que também é um desafio para a Instituição.
De acordo com a Coordenação de Planejamento Institucional (CPI), para que o PDI seja finalizado, ainda é necessário que a comissão executiva faça os ajustes nas minutas apresentadas pelos coordenadores dos grupos de trabalho temáticos, sugeridos pela plenária do Seminário Integrador. Após essa etapa, a minuta deverá ser organizada e enviada ao presidente do Consu, que irá submeter a proposta aos membros do Conselho. Todas as informações sobre o PDI estão disponíveis aqui. Para colaborar com as discussões, envie um e-mail para cpiasplan@uesb.edu.br .