Para encerrar as comemorações do Mês da Dança, foi apresentada, nessa quinta, 26, no Auditório Waly Salomão, uma das ações do Programa de Extensão Engenho de Composição, os Seminários de Criação, com três cenas/performances: “Retalhos”, dirigido pelo professor Aroldo Fernandes; “8 Perdidos numa Navalha Lilás”, do docente Francisco André; e “Aimó”, dirigido pela professora Vania Oliveira.
As encenações são dos discentes das Licenciaturas em Artes (Teatro e Dança) da Uesb, campus de Jequié. “Estamos celebrando o mês da dança com uma prévia do semestre 2017.2, nestes Seminários de Criação, com performances artísticas dos estudantes, demonstrando um pouco o que será apresentado na Mostra Cênica no final do semestre”, explicou o professor Francisco André, coordenador do programa Engenho de Composição.
Um dos discentes/atores, Mateus Nunes, quarto semestre da Licenciatura em Dança, disse que o Engenho de Composição é fundamental para a formação dos atores. “Nossas apresentações são cheias de conteúdo, de lutas, performances, identidades e empoderamento em relação a projetos”, afirmou Nunes.
As apresentações, que os artistas chamam de intervenções, são diferentes porque, no final de cada espetáculo, há um momento para bate-papo de 30 minutos com o público, onde os estudantes respondem perguntas da plateia sobre o processo de criação das performances. Cerca de 40 atores e atrizes sentaram, responderam os questionamentos e elogiaram os professores/diretores pelo conteúdo e iniciativas das ações. Além dos docentes e alunos de ambos os cursos, outras pessoas da comunidade universitária do campus prestigiaram as apresentações.