Os Seminários de Criação, promovidos pelas Licenciaturas em Teatro e Dança, iniciaram, nessa quarta, 19, as atividades do semestre letivo 2018.1. No Auditório Waly Salomão, campus de Jequié, foram apresentados ao público três espetáculos muito aplaudidos pelo público.
As apresentações são pequenas cenas orientadas pelos professores dos cursos de Teatro e Dança. Ao fim, os atores e atrizes dialogam com o público sobre os processos de criação, os autores, figurinos, adaptações, entre outros tópicos que estão desenvolvidos em salas de aulas. O objetivo dos professores é traçar intervenções, momento em que os discentes contam como acontece o processo criativo das montagens performáticas. “Estamos promovendo o programa Engenho de Composição e aproveitando para apresentar uma prévia de todas as linguagens cênicas reunidas nesta noite”, disse o coordenador dos Seminários, professor Francisco André Lima.
Os Seminários são mostras artísticas do processo ensino-aprendizagem, somando-se a teoria e a prática que estão sendo desenvolvidas em salas de aula. No fim do semestre, os alunos se apresentarão na 17ª Mostra Cênica e Didática, que acontecerá de 25 a 30 de outubro.
Foram apresentados as cenas “Fragmentos do Meu Eu”, “Marambugo” e “Hoje é Dia da Caça, Amanhã do Caçador”. Participando pela terceira vez dos Seminários, o discente Frederick Florença destacou que a vivência é sempre diferenciada. “Cada experiência é diferente. Agora, participo de uma apresentação de dança numa linguagem moderna. Muito boa a experiência”, disse.
Aberto ao público em geral, docentes e pessoas de outros cursos da Uesb, envolvidas com o mundo das artes, prestigiaram as apresentações discentes.