Em funcionamento há quase 20 anos, o Serviço de Enfermagem, Médico e Odontológico (Seemo) funciona no campus de Jequié e vem, aos longos dos anos, atendendo e fazendo procedimentos de saúde à comunidade universitária de maneira efetiva. Atualmente, o Seemo possui três enfermeiras, um técnico de Enfermagem do Programa Primeiro Emprego e duas psicólogas para Serviços de Psicologia.
Coordenado pela servidora Maria Odete Quinto dos Santos, o Serviço oferece atendimento individualizado por profissionais especialistas e busca garantir a assistência de baixa complexidade, tais como consultas, primeiros socorros e emergências dentro da Uesb. O mais novo tipo de serviço é a realização de testes rápidos para diagnóstico de Hepatite B e C, Síflis e HIV. O Seemo funciona das 8 às 12 e das 13 às 22 horas.
São oferecidos aos estudantes, servidores e pessoas da comunidade circunvizinha consultas de enfermagem, retirada de pontos, administração de medicamentos injetáveis, aferição de pressão arterial, nebulização, curativos e verificação de temperatura e glicemia capilar, além de coleta de sangue para projetos de pesquisas da Uesb. O setor disponibiliza gratuitamente chás (boldo, cidreira, capim santo e camomila), bem como preservativos masculino e feminino e géis lubrificantes. Para administração de medicamentos injetáveis, é necessário apresentar receitas médicas.
Usuária do serviço, a professora da Uesb, Claudia Coelho, sempre é atendida pelo Seemo. “Já faz tempo que venho fazer o controle da pressão. Acho muito importante, inclusive, porque é no meu ambiente de trabalho, fico mais à vontade”, disse. Estudante de Fisioterapia, Gilberto Alves chegou com suspeita de conjuntivite e recebeu atendimento imediato, com lavagem de soro nos olhos. “Acho esse atendimento, em primeira instância, importante”, avaliou.
Testes rápidos: resultados em 15 minutos
Para os testes rápidos gratuitos (Hepatite B e C, Sífilis e HIV), o atendimento é feito com profissional especializado, sendo necessário o agendamento do novo serviço. “Inicialmente fazemos uma abordagem de acolhimento e uma cartilha explicativa, em seguida, a coleta do sangue em um dos dedos para os exames ”, explica a enfermeira Silvana Santana.
Após 10 a 15 minutos, a pessoa recebe os resultados. A Uesb já tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e, existindo algum caso positivo, o paciente será encaminhado para unidades de Saúde especializadas.
Para atendimentos ou agendamentos nos serviços de Enfermagem, os interessados (alunos, técnicos ou professores) devem procurar o Seemo no pátio do Módulo Administrativo na Uesb, campus de Jequié, ou ligar para (73) 3528-9689.