Conforme Instrução Normativa 024/2021, publicada pelo Governo do Estado da Bahia, servidores e empregados públicos devem comprovar imunização completa contra a Covid-19 junto a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb). A medida faz parte dos protocolos para o retorno das atividades presenciais nas instituições estaduais e deve ser efetuada em 15 dias, a contar da data de publicação da Instrução, no dia 27 de novembro.
A comprovação da vacinação contra a Covid-19 deve ser realizada no Portal de Serviços do Sistema de Recursos Humanos do Estado (RH Bahia), seguindo as orientações da Saeb. No Sistema, é necessário anexar o Certificado Nacional de Imunização Covid-19 emitido pelo ConecteSUS ou outro documento comprobatório da vacinação e informar as datas que o servidor tomou as doses da vacina ou a dose única, conforme o comprovante. A data referente à dose de reforço só deve ser preenchida por quem já tomou, os demais devem manter este campo em branco.
Até o momento, o RH Bahia ainda não gera um documento de comprovação ou uma forma de consulta posterior. Dessa forma, a Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP) da Uesb sugere que os servidores realizem o print, após a mensagem de confirmação “registro gravado com sucesso”, como forma de comprovação imediata.
Não deixe para última hora – Devido ao volume de acessos, o RH Bahia tem apresentado instabilidade e, em alguns momentos, gera uma mensagem de erro ao salvar a comprovação. No entanto, a equipe de suporte já foi informada e trabalha para solucionar o problema.
Para quem já tomou todas as doses e a atualização ainda não consta no Certificado de Vacinação disponível no ConecteSUS, a orientação é procurar o posto de saúde do seu município o quanto antes e solicitar a atualização do documento antes de anexar a comprovação.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a AGP pelo e-mail getec@uesb.edu.br.