Nos dias 16 e 17 de maio, será realizado, no campus de Itapetinga, o curso sobre produção de cogumelos shimeji. A atividade, com carga horária de 12 horas, inclui preparação de sementes, semeadura de substrato e pacote pronto para frutificação e colheita que os participantes podem levar para casa. São 25 vagas disponíveis e as inscrições estão sendo realizadas pelo telefone (73) 9 9920-3331 ou pelos e-mails setecascas.uesb@gmail.com ou naralina@hotmail.com.
O curso é uma parceria entre o Núcleo de Permacultura Sete Cascas, Nara Oliveira e Geni Casteliano, estas duas últimas responsáveis pela condução das atividades. O curso será teórico-prático e serão apresentadas as etapas e a técnica para o cultivo artesanal de cogumelo shimeji (Pleorotus ostreatus), um dos cogumelos mais cultivados no mundo e que frutifica em, aproximadamente, 30 dias nas condições naturais de temperatura da Bahia.
O cogumelo shimeji faz parte de uma cultura produtiva de baixo impacto ambiental, cujo mercado se encontra em franca expansão. Seu cultivo pode ser realizado através do aproveitamento de resíduos agroindustriais como bagaços, palhadas, resíduos de poda, entre outros materiais orgânicos que podem ser aproveitados e testados localmente.
Em caso de dúvidas e/ou mais informações, basta entrar em contato com os organizadores.