Este ano, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foram disponibilizadas 1.019 vagas para o Sisu 2025. Mas, para além dos números, a Uesb abre as portas para as pessoas. Com suas trajetórias de vida diversas, a Instituição permite a cada estudante que novas histórias sejam escritas por meio da educação pública e de qualidade.
A grande maioria dos aprovados no Sisu 2025, aproximadamente 75,5%, cursou o Ensino Médio em instituições públicas. Segundo o Pró-Reitor de Graduação, Reginaldo Pereira, este dado reflete as políticas ações afirmativas da Universidade. “A Uesb, que desde 2008 vigora na instituição, que 50% das nossas vagas são reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas. Além disso, ainda temos vagas reservadas para aqueles que são autodeclarados pretos e pardos”, explica.
Nas modalidades de acesso, 49,8% dos aprovados ingressaram por meio da modalidade de ampla concorrência, enquanto 50,3% ingressaram por meio de ações para ações afirmativas. Dos ingressantes em 2025, 266 se declaram como pretos ou pardos e 8 se declararam pessoas com deficiência.
“É importante destacar que, apesar das dificuldades históricas, esses estudantes têm mostrado um rendimento positivo, tanto na ampla concorrência quanto nas vagas reservadas. Isso demonstra o impacto das ações afirmativas e do apoio contínuo da Universidade”, destaca Reginaldo que para além da ampliação do acesso, o desempenho acadêmico dos estudantes é significativamente positivo.
O Universidade para Todos atende estudantes dos territórios de identidade no entorno dos campi de Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista
Os Estados com mais aprovados no Sisu 2025 são Bahia, Minas Gerais e São Paulo, o que demonstra o fortalecimento da Uesb enquanto referência regional na educação pública superior, refletindo o impacto da Universidade na formação de profissionais no desenvolvimento de suas regiões.
Phablo Ryan Silva Costa é um desses estudantes. O jovem reside no município de Poções e foi aprovado no curso de Geografia e afirma que a Uesb oferece uma chance de crescimento. A aprovação representa, não apenas a conquista de um sonho acadêmico, mas também uma oportunidade de mudança de vida. “Para mim é uma chance de crescer como pessoa e profissional, aprender mais sobre meu campo de interesse”, destaca.
Já Anna Heloisy Araujo Ribeiro, é natural de Jaguaquara e foi aprovada no curso de Farmácia. Para ela, a Uesb representa conhecimento e apoio desde antes da sua aprovação: “Depois da pandemia tive que aprender a lidar com métodos de estudo diferentes para melhorar meu desempenho. Tive a oportunidade de participar do programa Universidade para Todos ofertado pela Uesb, o que me ajudou muito a melhorar minha base sempre buscava aprimorar os conhecimentos básicos”.
Também foi no programa Universidade Para Todos que Phablo encontrou o suporte que precisava para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É através de histórias como essa que se evidencia o impacto da Uesb: uma Instituição que não apenas abre portas, mas também constrói pontes para um futuro mais inclusivo e promissor.