O projeto “Acervo Willi Flick – Catalogação, digitalização e exposição on-line”, em parceria com o Programa Janela Indiscreta, vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, e com o Museu Pedagógico da Universidade, lançou o acervo digital “Coleção Preciosa”. Expostos no site, os conteúdos em fotos, vídeos e álbuns virtuais representam a memória do cinema nacional e local através de diferentes formatos digitais.
Realizado entre os meses de janeiro e julho, o projeto envolveu 12 pesquisadores e assistentes responsáveis por realizarem o levantamento, a categorização e a identificação dos itens do acervo, até então nunca catalogados. A equipe contou com professores e alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, colaboradores do Museu Pedagógico e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade.
O site é direcionado aos estudiosos do audiovisual, pesquisadores e demais interessados na temática. Além da exposição on-line, fichas e planilhas com informações de todo o material pesquisado estão disponíveis para consulta na plataforma.
Quem foi Willi Flick – Durante 52 anos, Ferdinand Willi Flick (in memoriam), técnico de refrigeração conquistense, colecionou itens de cinema que constituem o Acervo Willi Flick. A coleção é composta de raros recortes de películas de projeção, cartazes, pôsteres, panfletos antigos dos cinemas de Vitória da Conquista, recortes de jornais, revistas e outros tantos materiais que contam parte da história do cinema mundial, nacional e, também, das salas de cinema na terceira maior cidade da Bahia.
Atualmente, o material encontra-se sob a guarda e cuidados de conservação do Museu Pedagógico da Uesb, no Centro de Documentação Albertina Vasconcelos, campus de Vitória da Conquista. O projeto foi aprovado na linha de projetos do Prêmio das Artes Jorge Portugal, com apoio financeiro do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia).
Para mais informações, entre em contato com o Programa Janela Indiscreta, pelo e-mail janelaindiscreta@uesb.edu.br.