Começou nesta quarta-feira, 4, no campus de Vitória da Conquista, a “DespertArte: 1ª Semana de Arte do Curso de História”. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico de História, tem como objetivo fomentar diversas linguagens artísticas dentro do ambiente acadêmico, como forma de integrar todos os membros da Universidade, especialmente, os alunos, além de pessoas da comunidade externa.
Segundo os organizadores, o evento nasceu da ideia de promover as manifestações culturais de forma mais latente dentro da Universidade. “O intutito da Semana de Arte é trazer à tona essa concepção de que a academia não é só aula. E nós queremos que todos, principalmente os estudantes, se mobilizem e participem das ações que acontecem dentro da Uesb”, expicou Jaque Almeida, uma das coordenadoras do Centro Acadêmico realizador do evento.
Exposição de artes, roda de samba, oficina de teatro, oficina de turbante, sarau e apresentações musicais são algumas das atividades que marcam a Semana. Neste primeiro dia do evento, foi realizada a oficina de teatro, que foi ministrada pelo também estudante da graduação, Patrick Walace. “Na oficina, trabalhamos o cotidiano do ator ou da atriz, ou seja, mostramos como realmente são as atividades desenvolvidas por atores no dia a dia, desde os exercícios necessários, os jogos teatrais, até as leituras de textos. Mostramos como é feito o aquecimento de voz e do corpo e como é ensaiar para uma peça”, detalha Walace.
As atividades da Semana de Arte seguem até a próxima sexta-feira, 6, na sede do Centro Acadêmico de História, localizado em frente ao Ginásio de Esportes do campus de Vitória da Conquista.