Nessa terça, 24, o Centro de Aprendizagem Autônoma de Línguas Estrangeiras (Caale), campus de Vitória da Conquista, deu início à segunda edição do curso extensionista “Língua Inglesa: Leitura e Interpretação de Texto”. A atividade tem como proposta apresentar técnicas de leitura para preparar os participantes para as provas de ingresso a cursos de pós-graduação, e auxiliá-los também na interpretação de textos em língua inglesa, que são comuns no mestrado ou doutorado.
O curso é coordenado e ministrado pela professora Sueid Fauaze, vinculada ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell). Segundo a docente, a atividade nasceu da percepção do aumento de pessoas que terminam a graduação e desejam continuar a vida acadêmica, ingressando em um curso de pós-graduação, mas que nem sempre estão preparadas para realizar a prova de proficiência em língua inglesa. “Para ajudar esses alunos, criamos esse curso. Ao longo dos nossos encontros, vamos trabalhar com a estrutura básica da língua, utilizando textos juntamente com as técnicas de leitura. Para isso, também vamos utilizar exemplos de provas de proficiência das várias áreas, para que eles possam conhecer também a estrutura dessas avaliações”, explica a professora.
Um dos alunos que integra a segunda turma do curso é Tiago Tavares, estudante do curso de Ciências Econômicas. De acordo com ele, participar da atividade significa avançar muito na preparação para o mestrado, que o seu interesse quando terminar a graduação. “Eu já conhecia e participava sempre que possível dos projetos do Caale, mas esse curso, em especial, com foco específico para o ingresso na pós-graduação, coincide com os meus objetivos para o futuro próximo”, comenta o estudante.
Além disso, ele parabeniza a iniciativa da Uesb, por meio do Caale, em promover atividades gratuitas como o curso extensionista: “É incrível que tenham espaços dentro da Universidade que façam trabalhos como esse. Nós, enquanto alunos, ficamos felizes e gratificados por ter essa oportunidade. Ao mesmo tempo, torcemos para que iniciativas como essa possam ser ampliadas, pois sabemos que há muitas pessoas com interesse em estudar e aprender outra língua, como o inglês”.
Ainda de acordo com a professora Sueid Fauaze, a ideia é que o curso extensionista “Língua Inglesa: Leitura e Interpretação de Texto” seja oferecido semestralmente. “Como há um interesse muito grande dos alunos, nós resolvemos ter uma turma do curso por semestre”, afirmou Fauaze.