Em 2013, Maria Rita de Cássia, professora da rede municipal de Vitória da Conquista, se formou pela Uesb. Após sete anos de graduada em História, ela retorna à Universidade como mestranda. Maria faz parte da primeira turma do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), que teve início neste ano de 2020.
Durante a noite dessa quarta, 4, foi realizada a aula inaugural do curso. Na oportunidade, foi realizada a palestra que abordou o tema “Teorizando a prática: formação do docente de História em exercício profissional”, proferida pelo professor e coordenador nacional do ProfHistória, Luís Reznick.
Por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Uesb passou a disponibilizar, em seu catálogo de cursos de pós-graduação, o Mestrado Profissional Ensino em História. Com isso, a Universidade se tornou a primeira instituição de Ensino Superior a oferecer a modalidade de formação no interior da Bahia.
Para a coordenadora local do Mestrado, professora Isnara Pereira Ivo, o momento é muito gratificante para toda a comunidade acadêmica. “O Mestrado Profissional em Ensino de História é muito importante, não só para a cidade de Vitória da Conquista, mas para toda região Sudeste do estado e para o Centro/Norte de Minas Gerais. A Uesb tem sido responsável pela formação de várias gerações de docentes de História que estão no mercado já há alguns anos e que, agora, retornam à Universidade para fazer seu mestrado”, destacou a coordenadora.
A mestranda Maria Rita de Cássia contou que sempre desejou retornar à Instituição em busca de uma atualização acadêmica profissional e viu essa oportunidade com o ProfHistória. “O Mestrado vai ser de grande importância, pois aqui não tinha um mestrado específico em História”, comentou. Ela ainda reforçou o fato do curso ser voltado para quem está em sala de aula. “O Mestrado Profissional tem uma importância para a licenciatura, já que se aproxima do chão da escola, dando um retorno imediato aos estudantes da Educação Básica”, completou a aluna.
Mestrado em Rede – O ProfHistória conta com 39 instituições de ensino superior parceiras. A Uesb passou a integrar a rede em 2019, quando teve sua proposta aceita junto à UFRJ. “A Uesb foi selecionada por apresentar uma proposta e um corpo docente muito maduro e qualificado. Nós entendemos que o estado da Bahia merecia uma outra instituição para oferecer Mestrado aos outros professores de História, pois a demanda vinha aumentando”, contou o professor Luís Reznick, coordenador da rede.
Além do novo Mestrado, a Uesb oferta a Especialização em História: Política, Cultura e Sociedade. Para mais informações sobre os cursos, entre em contato com o Departamento de História (DH), pelo telefone (77) 3424-8666, ou com o ProfHistória, pelo (77) 3424-8732.