O Núcleo de Saúde e Bem-estar (Nusbe), em parceria com o Rotary Itapetinga e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizaram na manhã desta quarta, 9, no campus de Itapetinga, testes rápidos na comunidade acadêmica para diagnosticar os vírus das hepatites tipo B e C. O exame foi feito com amostras de sangue colhidas na punção digital e, após 20 minutos, os pacientes já receberam o resultado.
Segundo a enfermeira do CTA, Marcela Dantas, o resultado é sigiloso: “somente um profissional tem conhecimento do resultado, que é dado ao paciente de maneira confidencial, em um espaço adequado”. Dantas salienta que, em caso de resultado positivo, a pessoa é encaminhada para realizar outros exames laboratoriais confirmatórios.
Em Itapetinga, a campanha pela hepatite zero já realizou, ao todo, 800 exames nas escolas municipais e na Uesb. “Essa iniciativa faz parte de uma campanha mundial com o objetivo de erradicar a doença. Esse ano, ampliamos os exames para as universidades”, afirma Arthur Claudio Correia, coordenador do Rotary Itapetinga.
Prevenção
As hepatites B e C são doenças silenciosas. Fernanda Trocoli, enfermeira do Nusbe, explica que é preciso algumas medidas protetivas para se resguardar. “Uma delas é não compartilhar materiais como alicates, espátulas, agulhas e lâminas”, alerta Trocoli. Em Itapetinga, os exames para diagnosticar a presença dos vírus – hepatite B, C e HIV – são feitos gratuitamente no CTA, basta levar documento de identificação pessoal e carteira do SUS.