No último mês de julho, aconteceu a 70º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. A discente Amanda Vanele Domingues, do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), foi uma das representantes da Uesb no evento, que para ela, foi uma oportunidade de apresentar o trabalho intitulado “Efeitos de sentido sobre o enunciado ‘ideologia de gênero’”, parte da dissertação de Mestrado que ela desenvolve no PPGLin sob orientação da professora Edvânia Gomes da Silva. A participação no congresso, contudo, superou as suas expectativas. O estudo lhe rendeu o prêmio de melhor trabalho apresentado na Sessão de Pôsteres da Reunião.
A aluna contou que o seu envolvimento com a pesquisa científica é recente, mas destaca que reconhecimentos como esse a fazem acreditar que ela está no caminho certo e que as pesquisas no campo das Ciências Humanas são mais do que necessárias. “Hoje, nessa conjuntura que tenta silenciar a pesquisa científica, continuar ocupando os laboratórios e espaços de estudo e investigação das universidades é um ato de resistência. No caso da Reunião Anual da SBPC, cuja recepção é maior por pesquisas das Ciências Exatas e Biológicas, é mais do que necessário que nós, aprendizes e pesquisadores das Ciências Humanas, de um modo geral, demarquemos nosso lugar enquanto cientistas, para reafirmar a importância de nossos trabalhos para a comunidade científica e, consequentemente, para a sociedade”, afirmou.
O seu interesse em estudar a “ideologia de gênero” surgiu a partir das discussões cada vez mais presentes nas mídias acerca do tema, compreendido por ela como um fenômeno discursivo. No Brasil, o termo ganhou destaque nos debates sobre a criação e aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e, consequentemente, dos Planos Estaduais e Municipais (PEE e PME). “O enunciado ‘ideologia de gênero’ passou a ser bastante recorrente nessas discussões. Por isso, entendo que verificar como ele está circulando e como se dá seu funcionamento é uma tarefa importante para compreender o que contribuiu para sua emergência nesse contexto”, explicou.
No trabalho, a mestranda e sua orientadora estudaram, por meio do método de Análise do Discurso, os comentários sobre a criação e aprovação dos PNE, PEE e PME em plataformas de vídeos, redes sociais, blogs e sites. “Trata-se de um trabalho, de fato, inserido na área de Linguística, pois, não tratamos do tema a partir de um viés histórico ou sociológico. Nós abordamos o tema com base no arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso, que é uma subárea da Linguística, e fazemos com base na análise de processos discursivos e históricos que se marcam e se mostram por meio de certo funcionamento linguístico. Por fim, acho que o trabalho está metodologicamente bem estruturado, o que ajuda a compreender todos os passos seguidos para chegarmos às conclusões apresentadas ao final do texto”, comentou a docente e orientadora da pesquisa Edvânia Gomes da Silva.
Silva ressalta ainda a importância do reconhecimento tido pelo trabalho para o incentivo à pesquisa no contexto atual. “É de extrema importância para incentivar pesquisadores aprendizes, como é o caso de Amanda, a persistirem em suas pesquisas, a não desistirem”, afirma.