Entre os dias 5 e 8 de novembro, aconteceu a 27ª edição dos Seminários em Administração (SemeAd) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Este evento científico anual é considerado um dos mais importantes na área de Administração.
O SemeAd contribui para o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na área de Administração, tanto no Brasil quanto no exterior. Nesse sentido, o evento recebe submissões de pesquisas, premiando as melhores e encaminhando-as para Fast Tracks em mais de 70 periódicos, inclusive internacionais.
Entre as produções científicas apresentadas, destacaram-se dois trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Uesb, indicados para premiação nas categorias de ensino de casos e gestão de pessoas. A pesquisa indicada na sessão de casos de ensino, intitulada “De pães de queijo à logística: um caso de ensino da General Mills e Forno de Minas”, foi desenvolvida pelo professor Anderson Brito, do Departamento Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), juntamente com Eduarda da Silva, Milena Oliveira e Gabriel Tavares, discentes do curso de Administração da Uesb, no âmbito da disciplina de Administração de Materiais.
De acordo com Brito, o trabalho é um caso de ensino que visa contribuir para que os alunos identifiquem métodos eficazes de comunicação e colaboração entre as equipes de logística das duas empresas, assegurando a precisão na transmissão de dados, como previsões de demanda. “Trouxemos um caso atual que explora a dificuldade de integrar duas cadeias de suprimentos, as da General Mills e da Forno de Minas, o que permite integrar vários conhecimentos ministrados em sala com a prática. O caso também apresentou uma estrutura inovadora, que foi elogiada durante a apresentação”, comenta Brito.
O trabalho indicado na sessão de gestão de pessoas, intitulado “Realidades Invisíveis: uma análise da saúde mental da geração Z no ambiente de trabalho”, foi resultado da monografia de Edilene Carmo, então aluna do curso de Administração, orientada pelo professor Fábio Vinicius Bergamo, do DCSA, durante a disciplina de Estágio Supervisionado.
O objetivo do estudo foi analisar a relação entre fatores comportamentais e a saúde mental de jovens da Geração Z, atualmente entre 15 e 29 anos, no ambiente de trabalho. De acordo com Fábio, os resultados da pesquisa foram significativos: “Descobrimos que 71,3% da falta de saúde mental entre trabalhadores da Geração Z podem ser atribuídos a variáveis como estresse, ansiedade e depressão. Esse é o principal achado do trabalho, e indica, inclusive, que a variável de maior influência foi a depressão. A depressão é o indicador mais forte de falta de saúde mental”, pontua Fábio.
Ainda segundo Fábio, o trabalho foi classificado entre os três melhores na área de gestão de pessoas e recebeu um Fast Track, o que significa que uma das revistas científicas participantes do evento manifestou interesse em publicá-lo pela qualidade da produção. “Como mencionei, é um trabalho de graduação, competindo com produções de altíssimo nível, e estamos muito felizes. Tanto que o primeiro colocado foi escrito todo em inglês, para você ter uma ideia”, conclui Fábio.