O Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere) convida a todos para participarem de seu tradicional caruru, a ser realizado no dia 25 de setembro, às 12h30. A ação acontecerá na sede do Odeere, localizada na Rua João Rosa, Pau Ferro, Jequiezinho, em Jequié.
O “Caruru de Cosme e Damião, Erês, Wunjes e Ibejis” faz parte das tradições populares e é realizado todos os anos pelo Odeere. Participam desses preparativos, pessoas da comunidade, além de professores e alunos dos cursos de pós-graduação e extensão, já que as aulas de culinária também estão incluídas no currículo dos cursos oferecidos aos alunos do Órgão.
Ainda é possível participar com a doação de alimentos e outros produtos. A lista dos donativos pode ser conferida aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3526-2669.
O caruru – O prato preparado com quiabo, camarão seco, azeite de dendê e outros temperos, é oferecido para homenagear orixás no Candomblé e na Umbanda. A culinária afro-brasileira se destaca não apenas pela diversidade de pratos, mas também de saberes e símbolos que são identificados a partir da produção e consumo desses alimentos. Sendo assim, durante dois dias, antes do evento, o Odeere realiza várias oficinas para a produção do caruru. Fazem parte da programação, oficinas de decoração, das moquecas de peixe, de abará, de vatapá, de omolocum, de acarajé e outras iguarias que compõem as tradições da cultura afro-brasileira.
Ao som dos tambores, palmas e cânticos tradicionais, são celebrados os festejos do caruru, que reúne a comunidade da região do Pau Ferro. Neste ano, por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e para evitar aglomerações, serão servidas quentinhas aos participantes.