Reitoria no Campus em Vitória da Conquista
Promover espaços onde seja possível estreitar o diálogo com a comunidade universitária. Foi assim que nasceu o projeto “Reitoria no Campus”. Após o retorno das atividades acadêmicas, a iniciativa voltou a acontecer nos três campi da Uesb. No dia 4 de julho, o evento foi realizado em Vitória da Conquista. Já no dia 5, o “Reitoria no Campus” chegou em Itapetinga. Nessa segunda, 8, foi a vez do campus de Jequié.
“No ano passado, fizemos essa atividade diversas vezes. Agora, estamos retomando com essa ação nos três campi porque julgamos ser importantíssimo a aproximação com a comunidade acadêmica para além do Conselho Superior Universitário (Consu) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe)”, explicou o vice-reitor da Uesb, professor Marcos Henrique Fernandes. “Esse foi um compromisso que firmamos e estamos mantendo, que é de abrir esse canal para que possamos transmitir as informações, os dados, alimentando o debate e, principalmente, dando transparência a todas as nossas ações”, completou o vice-reitor.
Para o professor Jeferson Chagas, diretor do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCT) em Jequié, a iniciativa é muito positiva, pois aproxima mais a gestão do seu público dentro da Instituição. “Eu vejo com bons olhos porque é um momento de liberdade para poder discutir diversos pontos e colocar a opinião da comunidade acadêmica, tanto os professores, alunos e funcionários, e enriquecer as discussões”, afirmou o docente.
Reitoria no Campus em Jequié
Principais pautas – Durante os encontros do “Reitoria no Campus”, foram apresentados e discutidos pontos que fazem parte das pautas da próxima reunião do Consepe. Entre eles, os resultados da auditoria realizada pela Auditoria Geral do Estado (AGE) sobre cumprimento de carga horária docente e suas implicações para a Uesb; a implantação do Fórum das Licenciaturas e de Formação de Profissionais de Educação; e a resolução de acesso aos cursos de graduação da Universidade a portadores de diploma de curso superior.
A definição do Calendário Acadêmico para o semestre 2019.1 foi outro ponto debatido nos encontros. “Estamos finalizando 2018.2 e temos uma proposta para 2019.1, mas precisamos discutir com a comunidade a recuperação desse semestre letivo”, reforçou o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação. Segundo o docente, o Calendário tem uma relação direta com toda a vida da Universidade, por isso a discussão conjunta sobre o assunto é extremamente importante.