Vivenciar a sala de aula e pensar sobre a docência na área de Letras Modernas. É assim o dia a dia dos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), quando alunos das licenciaturas da Uesb podem estabelecer contato com escolas do município.
Nesta quarta, 10, os alunos do Pibid de Letras Modernas se reuniram para um seminário, no qual as trocas de experiências junto às teorias aprendidas em sala de aula resultaram na produção de uma série de artigos científicos. O momento é fruto das vivências dos licenciandos nesse primeiro semestre, e as abordagens vão desde questões gramaticais e literárias, até uma análise da formação docente.
Segundo a professora Denise Barreto, que coordenou o grupo nesse período, os bolsistas estiveram em três colégios do município: Colégio da Polícia Militar, Colégio Estadual José Sá Nunes e Colégio Estadual Adelmario Pinheiro.”Como fruto dessa observação dentro e fora de sala de aula, se deu o produto de hoje, que foi a escrita de um artigo”.
Troca de saberes – Atenta ao ensino de Língua Inglesa de forma mais ampla, Luciana Luedy é uma das bolsistas do Pibid que compartilhou essa vivência por meio de um artigo. Na pesquisa, ela aponta que observou questões estruturais do colégio, bem como o desempenho escolar dos alunos, a disponibilidade e utilização de materiais didáticos disponíveis e as metodologias utilizadas ou não pelos professores.
“Acho que isso que fizemos agora deve ser passado pra frente como estudo. Os nossos artigos são de teorização de fatos. Agora, nós temos que teorizar as mudanças possíveis, justamente para poder seguir em frente e melhorar o ensino”, avaliou Luedy.
Do outro lado dessa troca, está a professora Karine Rebouças, que ministra aulas de Língua Inglesa e supervisiona os bolsistas no Colégio Estadual Adelmario Pinheiro. Para ela, a parceria é importante tanto para o primeiro contato com a sala de aula para muitos desses estudantes universitários como para a atualização do corpo docente do próprio colégio.
Além de acompanhar a rotina de observação dos bolsistas, Rebouças esteve presente no Seminário. “Aqui, a gente acaba vendo coisas que não percebemos em sala de aula, em nossa prática. Assim, acabamos repensando a prática, o que auxilia na melhoria das nossas aulas e, consequentemente, na qualidade do ensino”, apontou.
A programação do Seminário segue no próximo dia 17 de julho, com a oficina sobre o projeto “Inglês pra valer”, ministrada por Teresa Cristina Rocha, responsável pela iniciativa pensada junto à Prefeitura de Vitória da Conquista.