Com o início do Calendário Acadêmico 2019.2, a Uesb começa seu segundo período com aproximadamente 860 novos alunos de 24 cursos de graduação, em seus três campi. Com a conquista do acesso ao Ensino Superior, é normal que haja bastante entusiasmo e alegria entre os estudantes. No entanto, existe, tradicionalmente, a prática de recepcionar os ingressantes de várias universidades com ações que se configuram como agressão verbal, psicológica e até mesmo física, conhecidas como trote.
Denúncia e punição – A prática, disfarçada de brincadeira, é proibida na Uesb desde 2008. A Universidade repudia todo ato de violência que ocorra com os novos discentes. A Resolução 007/2008, publicada pelo Conselho Superior Universitário (Consu), abomina todo tipo de preconceito direcionado aos seus estudantes e prevê ainda punições.
Segundo a Resolução, o discente que realizar o trote será afastado por 100 dias letivos, equivalente à suspensão de um semestre letivo. Caso seja reincidente ou se o trote for praticado mediante violência ou utilizando qualquer meio e produto que cause ou possa causar desconforto, danos morais, psicológicos, lesões corporais ou morte, a punição implicará no afastamento do praticante do quadro da Uesb.
Caso algum estudante sofra alguma prática de trote, é preciso denunciar junto ao Colegiado de Curso ou à Assessoria Acadêmica do seu campus. Após a denúncia, o caso será direcionado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e à Procuradoria Jurídica, que o encaminhará para análise dos fatos e instauração de procedimento legal cabível.
Semana de Integração – Para receber os novos estudantes e integrá-los à Universidade já nos primeiros dias, a Uesb realiza, semestralmente, a Semana de Integração. A ação, que envolve toda comunidade acadêmica, proporciona ao discente um contato com o ambiente acadêmico, além de promover, em seus três campi, visitas guiadas aos laboratórios da Universidade, palestras, minicursos, atividades culturais, caminhada ecológica etc.
De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, “a chegada dos novos estudantes traz muitas expectativas e a equipe da Uesb está pronta para acolhê-los e auxiliá-los na realização do sonho de ter um curso superior em uma Universidade de qualidade socialmente referenciada. Aqui, contribuímos para sua formação profissional, técnica, científica, política, humana, social, ética e estética”, completou.