A partir de maio, a programação da TV Uesb passa a contar com quatro novidades. Pela primeira vez, a emissora, parte do Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (Surte), abriu espaço para programas produzidos pela comunidade e selecionados via Edital público. As novas atrações passam a integrar o “Universidade Conhecimento”, com duração de 27 minutos.
Os programas selecionados foram “Libras em Ação”, “Educação em Tela”, “Gol Contra: Um Anti-Programa Esportivo” e “Insurgências Urbanas”. Todos serão exibidos uma vez ao mês, sempre às quartas-feiras, às 11h15 com reprise às 20 horas. “O Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas desenvolve, diariamente, um trabalho voltado para a informação, formação e conhecimento. Agora, abrimos um espaço que se consolida como uma importante ferramenta de democratização da comunicação”, destaca Cíntia Garcia, coordenadora de Jornalismo do Surte.
Ainda segundo ela, este momento de abertura da emissora reforça a missão social da TV e estabelece um contato direto com a comunidade, tornando a programação mais atrativa, educativa e com conteúdos capazes de promover reflexões importantes para o cotidiano dos telespectadores. A coordenadora ainda reforça que a TV Uesb é um espaço para eventos da comunidade, entretenimento, esporte, política, cinema, saúde e educação, onde todos podem encontrar uma abertura.
Novidades – O “Libras em Ação” é uma das novidades da programação da TV Uesb no ano de 2021. Coordenado por Gleyci Clem, a produção educativa busca levar ao telespectador o conhecimento e a compreensão básica da comunicação com os surdos. O programa contará, também, com o apoio da intérprete de Libras, Jaqueline Quadros, e com Geniel Santos, auxiliar na estruturação do programa.
Clem ressalta que o objetivo do programa é diminuir a barreira da comunicação existente entre ouvintes e surdos, além de despertar a empatia em relação a comunidade surda, fazendo com que sejam percebidos e aceitos em seus valores e suas diferenças, proporcionando, desta forma, equidade social. “Me senti motivada a realizar esse ensino de forma que sei que alcançará um público variado e que não tem a disponibilidade de estar em sala de aula para aprender. Muitos têm interesse e falta tempo”, argumenta Clem. Ela destaca ainda que será uma oportunidade de os telespectadores aprenderem sobre a cultura surda e sobre a Libras, do conforto e segurança de suas casas.
Já o programa “Educação em Tela”, coordenado pelo professor Cláudio Nunes, traz, em cada episódio, discussões promovidas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Uesb. A atração contará com a participação de professores, estudantes e egressos do Programa. Com parceria técnica com a Pró-Vídeo, “Educação em Tela” pautará temas como a educação na pandemia, educação e diversidades e educação antirracista.
Nunes destaca que um dos objetivos da produção é fazer uma extensão das discussões e conteúdos produzidos no PPGEd através de um programa de televisão, além de mobilizar a comunidade a ter contato com os temas e produções, gerando reflexões nas pessoas que tiverem contato com os assuntos ali tratados. “Já praticamos educação em sala de aula, nos nossos artigos e nas atividades da pós-graduação. Agora, estamos também na tela”, explica Nunes, ao mencionar a busca constante de novos espaços para educar.
A TV Uesb funciona no canal 4.1 e tem sua programação disponibilizada no canal do YouTube. Para mais informações, envie um e-mail para jornalismotv@uesb.edu.br.