Participar do desenvolvimento econômico e social do interior da Bahia tem sido uma das lutas da Uesb. Desde o início dos anos 2000, a Universidade vem trabalhando para criar uma estrutura de pós-graduação que possa contribuir com a interiorização da formação de pessoas em níveis de mestrado e doutorado.
Tudo foi iniciado em 2002, quando surgiu o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu na Uesb, o Mestrado em Agronomia. Atualmente, a Universidade já conta com 24 cursos de mestrados e nove de doutorado, distribuídos nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
Reitor da Uesb, o professor Luiz Otávio de Magalhães acredita que um programa de pós-graduação pode ser indutor de ações de inovação e de avanço das cadeias produtivas. “Não só pensando em desenvolvimento econômico regional, mas, também, podemos pensar no aspecto social, com formação de professores e de profissionais das diversas áreas da sociedade. Esse processo é muito importante para a redução de assimetrias e para alavancar o desenvolvimento nas regiões interioranas do país”, destaca.
Impactos para a comunidade Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesb, o professor Robério Rodrigues ressalta a importância das ações dos mestrados e doutorados e a sua inserção na comunidade. “A sociedade que paga os impostos e que fomenta o funcionamento desses cursos tem que ser a detentora dos produtos, seja em termos de conhecimento ou criação de produtos novos, processos que são patenteados”, pontua.
Alinhada com as metas do Plano Nacional direcionado aos cursos de pós-graduação para os próximos dez anos, a Uesb vem trabalhando, principalmente, na promoção de soluções de problemas demandados pela sociedade. Conforme o pró-reitor, é importante estabelecer devolutivas em diferentes áreas. “Estamos presentes na Rede Básica de Ensino, com professores que fizeram mestrado ou doutorado na Universidade e estão melhorando a qualidade da educação. Além disso, nossos egressos estão em muitas outras áreas, como no campo, melhorando a produção da agricultura familiar, de subsistência”, destaca.
Ofertar formação superior é uma das premissas básicas de uma universidade. No entanto, sua função vai além. Também cabe às instituições de Ensino Superior contribuir para que o aprendizado aconteça de forma efetiva desde a Educação Básica.
Um exemplo é o Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, importante instrumento para o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica até o Ensino Superior. Bruno Ferreira, coordenador do Programa, destaca que o curso tem como objetivo ofertar formação continuada, zelando pelo aperfeiçoamento em todos os níveis da educação. “O retorno deles para suas escolas tem contribuído para a melhoria da educação e para o desenvolvimento de pesquisas na própria ambiente escolar”, relata o coordenador.
Desde a sua implantação no campus de Jequié, em 2011, o Programa já inseriu na sociedade 165 professores com formação aprofundada e relevante ao exercício da docência, considerando as necessidades e contextos da região.
Mestrados Profissionais – Além de Mestrados e Doutorados Acadêmicos com foco na Educação, a Uesb conta com Mestrados Profissionais, que funcionam em rede com outras instituições. Esse tipo de formação é focada em professores que estão na sala de aula, contribuindo para melhorar o desempenho da Educação Básica em diversos municípios. São seis Mestrados Profissionais disponíveis, nas áreas de Educação Física, Física, História, Letras, Matemática e Química.
Essa e outras reportagens estão na 3ª edição da Revista Uesb