O grande momento esperado pelos estudantes da graduação é a cerimônia de outorga de colação de grau, momento em que família e amigos são reunidos para celebrar a conclusão do curso e o início da carreira profissional. No entanto, por conta da pandemia causada pelo Covid-19, pela primeira vez em 40 anos, alunos da Uesb estão vivendo esse momento de forma remota.
O primeiro curso que realizou o novo formato de colação de grau foi a licenciatura em História, campus de Vitória da Conquista. A solenidade aconteceu na última terça-feira, 16, e foi transmitida pelo canal da TV Uesb no YouTube. Para Vinicius Chaves, um dos concluintes, a ideia da cerimônia virtual foi vista, a princípio, com certo receio. “Passando a estranheza, veio um misto de surpresa, felicidade e gratidão por cumprir mais uma etapa. A Uesb teve que se ‘reinventar’”, contou o agora licenciado em História.
Os familiares e amigos dos formandos tiveram acesso ao link de transmissão da cerimônia, e, assim, cada um em suas respectivas casas puderam acompanhar tudo pela tela do computador. “Foi muito lindo saber que, mesmo isolados socialmente, pudemos compartilhar esse momento de felicidade com as pessoas que sempre estiveram ao nosso lado e apoiando nessa jornada”, lembrou Vinícius.
Emoção e gratidão – Desde a Educação Básica, Jessyka Couto, oradora da turma, já se identificava com a área de Ciências Humanas. Sempre fascinada em entender o desenvolvimento das sociedades, a formanda prestou Vestibular para a licenciatura em História, em 2015. A estudante vive a euforia dos preparativos para o grande dia da solenidade de colação de grau, nos primeiros meses de 2020, quando todos foram surpreendidos com a pandemia do Covid-19.
“Apesar de tudo, fiquei muito contente com a iniciativa do Colegiado em realizar a colação de grau por mediação tecnológica. Claro que gostaríamos de nos fazer presentes e comemorar com nossos familiares, amigos e colegas, mas não deixou de ser um momento especial. Foi uma forma singela de findar esse ciclo tão importante”, pontuou Jessyka.
Embora, a solenidade tenha acontecido de forma tão diferente da tradicional, foi emocionante. “Precisei conter as lágrimas em alguns momentos. Foi gratificante perceber que muitas pessoas queridas se esforçaram para nos prestigiar nesse momento”, enfatizou.
Um ano sem o contato presencial – A cerimônia, que teve duração de aproximadamente uma hora, foi aberta pelo reitor Luís Otávio de Magalhães. O professor iniciou a sua fala relembrando a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas não essenciais há exato um ano, realizada de forma articulada com as outras universidades públicas baianas. Além disso, o reitor enfatizou a importância legal da realização da outorga de colação de grau.
“Esse é um rito imposto pela legislação, ou seja, a universidade tem a obrigação de marcar, de forma institucional, com registro em ata, a conclusão de um percurso escolar. Uma cerimônia pela qual a instituição afirma, publicamente, que um grupo de estudantes percorreu uma trajetória acadêmica e são detentores de saberes, habilidades e competências em determinado campo do conhecimento e que estão à disposição da sociedade para o desenvolvimento das ações inerentes ao grau outorgado”, destacou o reitor.
Assim como na solenidade presencial, os procedimentos de juramento dos formandos, concessão de grau pelo reitor com chamada nominal e discurso do orador da turma também fizeram parte da cerimônia virtual.
Como solicitar a cerimônia virtual de colação de grau – O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou, ad referendum pela plenária, a Resolução 06/2021, que dispõe das normas para realização da cerimônia de forma virtual. Com isso, a coordenação do Colegiado do curso fica responsável por encaminhar para o Cerimonial do respectivo campus a solicitação de organização de cerimônia de outorga de grau, juntamente à relação com os nomes dos concluintes e a indicação de data e horário. É exigida antecedência mínima de 20 dias.
Todo o procedimento a ser seguido pelos colegiados está disponível na Resolução. Para mais informações, entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail prograd@uesb.edu.br.