Por meio da Portaria 723/2022, a Uesb informa alterações no Protocolo de Biossegurança para desenvolvimento de atividades acadêmicas e administrativas, nos três campi. O documento se refere ao uso de máscaras de proteção facial e à exigência de apresentação de comprovação de vacinação contra a Covid-19.
Uso obrigatório – Conforme o documento, o uso de máscara de proteção facial permanece obrigatório nas unidades de saúde da Instituição que prestam serviços e atendimento à comunidade externa. Desta forma, toda a comunidade acadêmica interna, além dos visitantes devem usar a máscara no Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas), campus de Vitória da Conquista, no Núcleo de Práticas Psicológicas (Nuppsi), no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), no Museu Regional de Vitória da Conquista e nos órgãos similares. A medida é válida, também, na Clínica de Fisioterapia e na Clínica de Odontologia, no campus de Jequié.
Além disso, o uso das máscaras também é obrigatório dentro das salas de aula nos três campi, nos laboratórios, nas bibliotecas, nos ambientes de trabalho administrativo, auditórios e teatros. Também nos veículos de transporte a serviço da Uesb, nos restaurantes universitários e lanchonetes, exceto durante o consumo de comidas e bebidas, e em qualquer ambiente fechado onde estejam ocorrendo atividades institucionais.
Já para os indivíduos com sintomas gripais ou que, mesmo assintomáticas, tenham tido contato com pessoas com confirmação de Covid-19, o uso das máscaras é obrigatório em todos os ambientes da Universidade. As demais situações não previstas no documento mantém a recomendação do uso das máscaras, ainda que não seja obrigatório.
Casos confirmados de Covid-19 – Pessoas positivadas do vírus da Covid-19 deverão comunicar ao seu chefe de imediato, no caso de servidores professores ou técnicos, ou ao coordenador de Colegiado, no caso de alunos, não devendo comparecer às dependências da Uesb por um período de 7 dias e, ao retornar às atividades presenciais, deverão utilizar máscara de proteção, em qualquer ambiente, por mais 7 dias.