Buscando promover um ambiente acadêmico mais saudável e propiciar a conscientização, prevenção e combate ao assédio, a Uesb está desenvolvendo um Plano de Ação de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual. O plano tem sido desenvolvido por meio do diálogo entre representantes de diferentes setores, como a Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP), a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Ouvidoria Especializada da Uesb.
Iniciado pela AGP, por meio do Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais) e da Gerência de Recursos Humanos (GRH), o diálogo em torno da pauta busca estimular a mobilização da comunidade universitária, a fim de ampliar e aprimorar as ações preventivas e interventivas contra qualquer forma de assédio dentro da Uesb, nos ambientes de trabalho e acadêmicos. O plano inclui a intensificação de ações educativas e capacitadoras para a comunidade acadêmica.
“Esse plano é extremamente importante e apresentará, para a Instituição, uma série de ações a serem desenvolvidas ao longo dos anos de 2024 e 2025. Esta é uma ação que permanecerá ao longo dos anos como parte de uma política institucional”, ressalta Márcia Queiroz, assessora de Gestão de Pessoas.
O plano prevê, também, o estabelecimento de instâncias de discussão para uma construção conjunta com a comunidade. O objetivo é implementar medidas proativas de informação e educação, abordando diversos aspectos do assédio, seus impactos e canais de denúncia.
A iniciativa é uma forma de fortalecer uma cultura organizacional que valorize o respeito mútuo, a diversidade e a inclusão, alinhada à política institucional de valorização humana no ambiente universitário. “Esse plano reitera o compromisso da Universidade com a dignidade e valorização humana, evidenciando a sua postura e os valores sociais de respeito à diversidade, à inclusão e de combate a qualquer tipo de violência e discriminação”, reforça a assessora.
As ações já começaram – Neste ano, a AGP promoveu uma série de discussões sobre a valorização da diversidade e promoção da inclusão. Além disso, atividades informativas entraram no calendário da Universidade, como as palestras promovidas no Dia do Servidor, abordando boas práticas no serviço público e o combate ao assédio moral.
Para os próximos anos, as ações serão intensificadas, incluindo uma campanha informativa e educativa, rodas de conversa, cursos, palestras e uma cartilha preventiva com informações de combate ao assédio moral e sexual. Ainda está prevista a coleta de dados junto à Ouvidoria para que se possa elaborar um diagnóstico institucional sobre o assunto e pensar ações, cada vez mais, efetivas.