O Programa de Assistência Estudantil (Prae) da Uesb lança, anualmente, editais para auxílio financeiro voltado para participação de alunos em eventos externos, tanto no âmbito nacional, como internacional. Por meio desses editais específicos, a Universidade oferece aos discentes dos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista ajuda com financiamento de passagens para congressos, seminários, fóruns, simpósios, entre outros. O objetivo principal é possibilitar que os discentes divulguem suas produções científicas e partilhem conhecimentos com profissionais de várias áreas.
São três linhas de financiamentos para esse tipo de auxílio: “Participação em Eventos Científico e/ou Tecnológico, no Brasil ou no Exterior (para apresentação de trabalhos)”; “Participação em Eventos Nacionais das Entidades Estudantis”; e “Participação Individual em Eventos Nacional e/ou Internacional”. O Prae disponibiliza ainda um calendário para solicitação de passagens e locação de veículos.
Entre os alunos que já contaram com esse auxílio do Prae, estão os discentes do curso de Teatro, Gildo de Jesus Santos, Mateus William e Vinícius Nunes. Com o trabalho “Utopias de Si”, eles participaram do evento “Residência Artística em Busca das Lides Perdidas”, que aconteceu de 26 a 28 de junho, em Salvador. “Achei muito importante o apoio e incentivo da Uesb, especialmente da subgerente de Jequié, pois isso estimula a gente a prosseguir”, disse Gildo Santos.
As solicitações dos discentes devem obedecer às normas do Edital e serem encaminhadas para a Gerência de Assuntos e Assistência Estudantis (GAAE), no campus de Vitória da Conquista, ou para as Subgerências de Assuntos e Assistência Estudantil (SAAE), nos campi Itapetinga e Jequié. “Esta ação do Prae é de grande importância para os discentes da graduação e para as entidades estudantis, pois, oportuniza não só levar os trabalhos originais das pesquisas desenvolvidas aqui na Uesb, como também apoiar a participação deles em competições esportivas, estágios, cursos de inverno/verão e apresentações culturais”, salienta a subgerente do campus de Jequié, Isabel Oliveira.