A Feira de Negócios e Tecnologia de Jequié (Fentec 2025) foi iniciada na noite desta terça-feira, 21, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), em Jequié. A Uesb participa do evento com o objetivo de apresentar projetos voltados à tecnologia, ao empreendedorismo e à inovação desenvolvidos na Universidade. O evento reuniu profissionais, empreendedores e estudantes em um espaço de troca de conhecimento e experiências.
No estande da Uesb, a professora Cláudia Ribeiro, do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT) e coordenadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software (CPDS), destacou a presença da Uesb na feira com iniciativas como os objetos educacionais em 3D, a torre holográfica e a gameterapia, além de softwares voltados à gestão de clínicas e para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado.
“Essa é uma feira de tecnologia e negócios onde a gente busca conectar e integrar a tecnologia e a inovação aos processos de negócio. Então, nossa participação aqui é uma forma de aproximar a Universidade ainda mais da comunidade”, frisou Cláudia.
Raíza Araújo e Henrique dos Santos, estudantes do curso de Sistemas de Informação
Estudantes do curso de Sistemas de Informação apresentaram os projetos em que atuam. A estudante Raíza Silva de Araújo, bolsista do CPDS Colab, ressaltou a importância da participação da Universidade na Fentec. Ela mencionou iniciativas como o projeto ‘Mulheres na Computação’ e as atividades de impressão 3D.
“Participo desse projeto que promove a inovação e a colaboração com a comunidade interna e externa. É muito gratificante poder mostrar a Uesb, nosso curso e chamar a atenção das pessoas para conhecer e participar do que estudamos e desenvolvemos”, sublinhou Raíza.
O estudante Henrique Oliveira dos Santos, do quarto semestre de Sistemas de Informação, também avaliou positivamente a experiência. “Antes de entrar na graduação eu já tinha um conhecimento de tecnologia, mas nada tão aprofundado. A Uesb abriu as portas e eu conseguir ver que tem vários mundos onde eu posso aplicar conhecimento, aprender novas coisas e expandir meu conhecimento”, salientou.
Os organizadores da feira destacaram a importância da presença da Uesb no evento. Renan da Guarda, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jequié, destacou o impacto da Universidade para o desenvolvimento econômico local e manifestou o desejo de sediar a próxima edição da Fentec na Uesb.
“É justamente para a comunidade saber o que a Uesb representa para Jequié hoje. O CPDS, os equipamentos, o desenvolvimento de Software, programas, impressora 3D. O objetivo da CDL é o relacionamento com as universidade para promover e a população saber as potencialidades que nós temos e que nós precisamos agradecer e lutarmos por seu constante desenvolvimento”, pontuou Renan.
Para o diretor do Ifba, Luciano Pestana, a Fentec é um espaço de integração entre o mercado e as instituições de ensino. “A Feira tem uma importância muito grande ao tentar diminuir a distância entre o mercado e as instituições de ensino. O mercado precisa enxergar as instituições não somente como espaço de ensino, mas também de pesquisa, extensão e formação da mão de obra, que contribui para o desenvolvimento de novos negócios”, concluiu Luciano.
A Fentec 2025 acontece até o dia 25 de novembro, das 17h às 22h, no Ifba de Jequié. Um micro-ônibus sairá do campus da Uesb às 16h30 e retornará às 21h30. A entrada é gratuita, e a programação completa pode ser conferida aqui.
Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail inovacao@uesb.edu.br.