Inovação e celeridade são duas palavras que ajudam a entender melhor o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma implantada pelo Governo do Estado em diversos órgãos da Bahia, incluindo a Uesb. A proposta é tornar digital todos os processos presentes na rotina dos servidores, ganhando tempo e economizando recursos físicos por meio da utilização da tecnologia.
Para capacitar os servidores da Universidade, a Coordenação de Capacitação e a Administração Local de Implantação do SEI promoveram, desde a última segunda, 23, cursos presenciais nos campi de Itapetinga e Vitória da Conquista. Com turmas de 18 pessoas, a ação foi conduzida pela instrutora Roquelina Santana. “O Sistema Eletrônico de Informações veio para inovar e para reduzir a quantidade de papeis, facilitando o trabalho de todo usuário. É um ambiente de fácil acesso. Quem tem habilidade com internet, redes sociais, whatsapp, por exemplo, vai entender e mergulhar tranquilamente no SEI”, explicou.
Santana apontou ainda a celeridade como uma das principais vantagens da implantação desse Sistema nos processos. “Uma das características do SEI é agilizar o trabalho do dia a dia do servidor. Processos que antes levavam quatro meses, por exemplo, têm reduzido em 40% a 80% o tempo de realização deles”.
Coordenadora de Capacitação, Aline Andrade destacou a necessidade de entender o Sistema para que os processos rotineiros dentro da Universidade possam fluir da melhor forma possível. “Todos os processos do Estado vão tramitar nesse sistema. Desde processos simples, como solicitação de passagem terrestre, aérea ou de diária até processos mais complexos. Então, é uma necessidade, principalmente para pessoas que são responsáveis por atividades de encaminhamento de processos, que elas estejam capacitadas para aprender como funciona efetivamente esse Sistema e estarem ajudando os outros servidores”, avaliou.
Servidora da Universidade, Karla Coelho encarou a capacitação como uma ação positiva para aprendizado e atualização do seu trabalho. “A capacitação é fundamental porque, com ela, nos preparamos, enquanto servidores, para operar o Sistema de uma forma eficiente e produtiva. São muitas novidades, muitas particularidades. Precisamos entender esse novo Sistema e usá-lo dentro da realidade de cada setor”, comentou.
O processo de capacitação presencial do SEI continuará no próximo mês, com mais duas turmas em cada campus da Uesb. Além disso, os servidores podem realizar esse treinamento on-line, por meio de cursos gratuitos oferecidos pelo INAP e pelo site da Saeb.