O sentido de uma universidade pública é modificar a realidade da região na qual está inserida, melhorando a qualidade de vida das pessoas, produzindo conhecimento e contribuindo para a formação cidadã. Há quase 40 anos, a Uesb cumpre seu papel de formar profissionais que atuem em suas comunidades, compromissados com o bem-estar das pessoas e atentos às novas demandas do mercado.
A Uesb é a principal referência para alunos de cerca de 200 cidades do Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais. Nos últimos anos, porém, esse alcance foi ampliado. Dados confirmam que o número de pessoas de outras partes do país que escolheram estudar na Uesb cresceu, em seus três campi. Conforme informações da Secretaria Geral de Cursos da Instituição, fazem parte da comunidade acadêmica alunos de todos os estados brasileiros, que ingressaram tanto pelo Vestibular como pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
É o caso de Arthur Danieleto, estudante de Zootecnia, que saiu de Nova Venécia, no Espírito Santo, para realizar o sonho de estudar em uma universidade pública e referenciada nacionalmente. Segundo ele, ter a oportunidade de fazer sua graduação na Instituição está sendo uma experiência única em sua vida. “Estudar em uma universidade pública, apesar das dificuldades enfrentadas atualmente, é motivo de orgulho para mim”, conta o aluno.
O que a Uesb tem pra você? – Segundo o Ministério da Educação (MEC), a Uesb figura entre as melhores universidades do Brasil. Desde 2014, a Universidade mantém conceito 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), um dos mais importantes indicadores de qualidade da Educação Superior.
Ao ingressar na Instituição, o estudante pode trilhar diversos caminhos em sua formação. Cerca de 800 projetos de pesquisa estão cadastrados e em andamento na Uesb. São ações que envolvem alunos desde a graduação até a pós-graduação. Sob orientação, esses estudantes realizam produções acadêmicas de forma voluntária ou por meio de bolsas. No período 2018/2019, 343 alunos foram beneficiados com bolsas de Iniciação Científica e 372 atuaram de forma voluntária.
Além disso, a pós-graduação vem se consolidando na Uesb nos últimos anos. Atualmente, a Instituição conta com 22 programas, os quais oferecem 22 cursos de mestrado e oito de doutorado. A Universidade conta também com 20 especializações ativas. Com essas opções, a Uesb é uma das principais responsáveis pela promoção de desenvolvimento científico e qualificação profissional no interior da Bahia.
Todo esse conhecimento chega a população por meio de atividades voltadas para a comunidade. Nos últimos dez anos, os projetos de extensão da Uesb alcançaram mais de 1,5 milhão de pessoas das cidades polos da Universidade e de regiões circunvizinhas. Neste ano, cerca de 250 ações envolveram alunos da graduação, oferecendo também a possibilidade de aprimoramento profissional por meio da vivência prática e do exercício da cidadania.
“Vejo esses números como uma demonstração de que a Uesb, hoje, é uma instituição de referência da Bahia, do Nordeste e do Brasil”, conclui o reitor da Universidade, professor Luiz Otávio de Magalhães.