A Uesb marcou presença na 60ª Reunião da ABENO, com palestra do professor Manoelito Filho e apresentação inovadora da egressa Camila Lemos (Foto: Acervo pessoal)
Durante a 60ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), realizada em julho, em Brasília, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) conquistou o 1º lugar na categoria “experiências exitosas” com o Projeto Sorrir. A iniciativa tem foco em extensão, protagonismo estudantil e metodologias ativas consolidando-se como referência nacional em inovação no ensino da Odontologia. O encontro deste ano teve como tema “Protagonismo Estudantil, atividades práticas curriculares e docência criativa na formação em Odontologia”, alinhando-se diretamente às práticas da Uesb.
A iniciativa foi idealizada pelo professor Manoelito Filho e é desenvolvida com forte participação discente. “Esse prêmio demonstra que estamos alinhados com o que há de mais inovador no ensino da Odontologia”, avaliou o professor. “Mais do que um reconhecimento, é a confirmação de que podemos estar no centro do diálogo sobre protagonismo estudantil e novas formas de ensinar”, completou.
Além da premiação, a Uesb marcou presença no evento com a participação do professor Manoelito como palestrante e da egressa do curso de Odontologia, Camila Lemos, que apresentou um trabalho inovador baseado em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pelo professor. O projeto transformou os resultados de uma pesquisa sobre evasão universitária em um jogo educativo, utilizando metodologias ativas para promover reflexões e estimular a permanência estudantil.
A egressa Camila Lemos transformou seu TCC em um jogo educativo inovador para debater de forma interativa os fatores da evasão em Odontologia (Foto: Acervo Pessoal)
TCC vira jogo educativo e conquista espaço nacional – O trabalho apresentado por Camila Lemos chamou atenção pela proposta criativa e alinhada às metodologias ativas. O TCC abordou a evasão de estudantes do curso de Odontologia em uma universidade pública localizada no interior da Bahia, analisando fatores demográficos e acadêmicos relacionados ao abandono da graduação.
“Meu objetivo sempre foi que os resultados da pesquisa pudessem servir de base para ações que fortalecessem a permanência dos alunos”, explicou Camila. Para transformar esses dados em uma experiência dinâmica, surgiu a ideia de criar um jogo educativo que promovesse reflexões sobre os fatores que influenciam a evasão acadêmica. “O jogo permitiu que os participantes assimilassem os resultados da pesquisa de forma leve, interativa e crítica, além de estimular discussões sobre estratégias para reduzir a evasão”, afirmou a egressa.
Projeto Sorrir, da Uesb, conquistou o 1º lugar com foco em saúde, protagonismo estudantil e inovação na educação (Foto: Acervo Pessoal)
Próximos passos – Segundo Manoelito, as ações não param por aqui. A expectativa é ampliar as iniciativas do Projeto Sorrir, estimulando parcerias e novas propostas que dialoguem com inclusão, diversidade e metodologias criativas. “Um curso que seja engajado ao perfil e às demandas dos estudantes terá maior permanência e melhor qualidade na formação. Precisamos repensar o jeito de fazer universidade”, finalizou ele.