Buscando atender às demandas do extensionista da Uesb e garantir a segurança e o melhor acesso a informações de suas ações, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) lançou o Sistema de Gerenciamento de Extensão (SigExt). Desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software (CPDS) e pela Fábrica de Softwares, ambos do curso de Sistemas de Informação, campus de Jequié, o novo sistema já está funcionando para seleção das propostas de extensão de 2019.
Hospedado em domínio próprio, o SigExt será o espaço no qual acontecerá toda a tramitação das ações de extensão. “Esse é um sistema próprio, criado pelo CPDS, no campus de Jequié. A novidade é que toda a tramitação dos projetos de extensão vai ocorrer nesse sistema, como o cadastramento das propostas feitas pelos coordenadores; as avaliações das duas instâncias que nós temos, que é o Comitê de Extensão e a Câmara de Extensão; e o relatório”, explica a professora Gleide Pinheiro, pró-reitora de Extensão.
Segundo ela, a criação do novo sistema é também uma forma de garantir a segurança dos dados e facilitar seu acesso, já que, hoje, tudo é feito pelo SigProj, sistema coordenado pelo Ministério da Educação com hospedagem, atualmente, na Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ).
Adaptabilidade – Coordenadora do CPDS, a professora Claudia Ribeiro explica que a ideia foi de desenvolver um sistema com ferramentas mais simples, intuitivas e de fácil uso, atendendo, principalmente, à demanda da Instituição. “Trata-se de um sistema desenvolvido para atender às necessidades e especificidades da Uesb, ou seja, a Universidade não terá que se adaptar ao sistema, o sistema foi desenvolvido para atender à realidade da Uesb”, aponta a professora, que desenvolveu a ferramenta junto a estudantes do curso de Sistemas de Informação.
Entre essas especificidades, está a presença de duas instâncias avaliativas na Universidade: o Comitê de Extensão e a Câmara de Extensão. Antes, apenas uma delas realizava a avaliação via sistema, enquanto a outra analisava as propostas por meio de material impresso. Com o SigExt, será possível que as duas etapas aconteçam virtualmente, agilizando o trâmite e colaborando com a redução no uso de papel.
Além disso, o sistema foi modelado e desenvolvido observando um princípio de adaptabilidade, pensando na possibilidade de uma futura implementação em outros setores da Universidade, como explica a professora Claudia Ribeiro: “após a total implantação na Extensão, é possível, por exemplo, realizar adaptações para uma rápida implantação para a Pesquisa, caso seja do interesse da Instituição”.
Seleção de extensão para 2019 – Para os interessados em submeter propostas de ações de extensão com ou sem financiamento, o Edital 017/2019 já está publicado. O período para inscrição vai até 8 de março e deve ser feito já no novo sistema, o SigExt.