Debater e ampliar o diálogo sobre os editais de ações extensionistas para 2022 dos cursos de graduação da Uesb. Esse foi o principal objetivo das rodas de conversa realizadas nessa semana pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), nos três campi da Universidade. A pró-reitora de Extensão, Gleide Pinheiro, destacou a importância da iniciativa que trouxe um espaço de discussão para as ações de extensão da Uesb nesse momento de retomada das ações presenciais.
De acordo com ela, a extensão volta para a modalidade presencial com todos os cuidados e protocolos de biossegurança, mas informa que devido a algumas particularidades e situações específicas, para que sejam praticadas de forma segura, os editais de ações extensionistas para este ano abrem a possibilidade de que as ações sejam realizadas tanto no formato virtual como no formato presencial ou ainda na modalidade híbrida.
“Essa condição favorece a manutenção do atendimento à comunidade. Vamos observar as condições sanitárias do nosso estado e, principalmente, dos municípios onde temos campi e também onde os extensionistas vão realizar ações. Se continuarmos com as mesmas condições atuais, acreditamos que não teremos impedimentos. Mas, deixaremos a critério de cada extensionista, porque eles já conhecem seu público-alvo e sabem se podem realizar uma atividade de extensão sem colocar em risco a equipe executora e a comunidade que irá fazer parte da atividade”, explica Gleide.
Outra novidade dos editais foi a ampliação do financiamento das bolsas de extensão para 12 meses, o que possibilita maior tempo de vivência e impacto na formação dos envolvidos. Já a ampliação do prazo de execução para as ações contínuas (12 meses), evita que haja interrupção no atendimento à comunidade nos primeiros meses do ano, como vinha ocorrendo nos últimos anos. A chamada sem ônus com vigência bianual, possibilita maior tempo para o planejamento das atividades pelo extensionistas, bem como maior tempo de atuação junto a comunidade.
Na oportunidade, além de tratar sobre aspectos técnicos e novidades nos editais 2022, foi possível realizar uma importante escuta e reflexão junto aos extensionistas, sobre as dificuldades, perspectivas e possibilidades da extensão na Uesb, a exemplo da necessidade de normatização de atividades que não tratam especificamente de extensão, no entanto são financiadas atualmente pela Proex; necessidade de atualização das normativas da extensão na Uesb; ampliação das possibilidades de financiamento e melhor suporte e infraestrutura para as ações de extensão; estreitar mais os laços junto às comunidades onde a Uesb se insere, para direcionamento das ações de extensão ao pleno atendimento das demandas sociais.
Sobre os editais – Neste ano, para os interessados em inscrever projetos de ações contínuas (programas e projetos), com financiamento, as inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de março, por meio do Edital 018/2022. Vale destacar que estas ações extensionistas deverão ter vigência de doze meses, com cronograma de execução no período compreendido entre 25 de abril de 2022 e 30 de abril de 2023.
Já para quem deseja realizar projetos sem ônus, as inscrições podem ser realizadas até 31 de maio, para ações contínuas, e até 1 de novembro, para ações esporádicas (cursos e eventos), baseadas nas orientações do Edital 017/2022.
Para este edital, as ações extensionistas contínuas deverão ter vigência mínima de seis meses, compreendidos no período de 25 de março de 2022 a 31 de dezembro de 2023. Já as ações extensionistas esporádicas deverão apresentar cronograma de execução para o período compreendido entre 25 de março de 2022 e 31 de dezembro de 2023.
Para outras informações ou em caso de dúvidas, entre em contato com a Proex pelo e-mail: proex@uesb.edu.br.