A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) reuniu, em um ciclo de três encontros, a comunidade acadêmica ligada aos cursos de licenciatura, com o objetivo de discutir o planejamento e a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) de formação de professores da Universidade. Os encontros foram realizados em Itapetinga, no dia 7 de agosto, em Jequié, dia 9, e em Vitória da Conquista, nessa quinta, 23, no auditório da Biofábrica.
Segundo o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Santos Pereira, a proposta inicial é constituir uma comissão executiva, com representação dos três campi, para a realização de um diagnóstico dos cursos de licenciatura. “Vamos tentar entender qual o perfil dos cursos de licenciatura da Uesb. Quais as áreas formativas, qual a relação que os cursos de licenciatura têm com a educação básica da região Sudoeste. Como está a nossa organização dos estágios supervisionados, como estão os componentes curriculares que deveriam ser comum às licenciaturas”, explicou o pró-reitor.
Legislação – A construção do PPI da Universidade está amparado nas exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais de formação de professores, Resolução do Conselho Nacional de Educação 02/2015, a qual determina que os cursos de licenciatura estruturem seus projetos pedagógicos envolvendo o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), o PPI e o Projeto Pedagógico de Cursos (PPC). O objetivo, de acordo com a Prograd, é que todos os curso de licenciatura da Uesb façam essa adequação curricular.
Ainda segundo o pró-reitor, o PPI trará vários elementos que possibilitarão aos professores, estudantes, técnicos, vinculados às licenciaturas, pensar uma política estrutural mais ampla e coordenada para os cursos de licenciatura da Universidade. “A nossa ideia, além de fortalecer os nossos cursos das licenciaturas, é fortalecer e qualificar a relação nossa com a educação básica, porque se a gente melhora a formação do nosso aluno na Instituição, consequentemente, a gente estará melhorando a qualidade da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio na região sudoeste da Bahia”, argumentou o professor Reginaldo.
O PPI vai dar as diretrizes para nortear a constituição da identidade das licenciaturas da Uesb. “Apesar de a gente saber que cada curso tem suas características próprias, especificas, a gente precisa ter uma unidade enquanto Instituição de definir qual é a política das licenciaturas, do ensino de graduação que precisamos ter. Então, essas discussões são necessárias pra gente construir, elaborar essa unidade enquanto diretrizes e princípios, para nortear a reelaboração dos projetos pedagógicos de curso”, salientou a gerente acadêmica, professora Flávia Cristina Batista Caires.
Outra estratégia, durante esse processo de construção, é debater sobre a necessidade e importância do Fórum das Licenciaturas. “O Fórum vai ter representação da Pró-reitoria, dos colegiados, dos discentes, para que a gente possa pensar a política de formação inicial e continuada dos professores da Uesb”, ressaltou o pró-reitor.
De acordo com a Prograd, a próxima etapa, após consolidar a comissão executiva, será a convocação da comunidade acadêmica para pensar o PPI dos cursos de bacharelado.