A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da Uesb elaboraram o Guia para Inserção das Atividades Acadêmicas de Extensão (AAE) nos currículos dos cursos de graduação da Uesb. A inserção curricular da extensão Universitária objetiva fortalecer o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão de uma universidade.
O Guia possui orientações para a comunidade acadêmica (professores, estudantes, técnicos e gestores) na aplicação prática da proposta. Cada curso poderá adaptar as linhas temáticas conforme à área de conhecimento e contexto regional, de forma que as atividades possam alinhar as demandas sociais e as competências profissionais. O documento completo pode ser acessado aqui.
A curricularização da extensão – Na Uesb, as discussões iniciaram em 2019, por meio de diálogos junto aos departamentos e colegiados de curso. Após a pandemia, as discussões deram seguimento. Em 2024, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) regulamentou o processo com a Resolução 47/2024, na qual instituiu a obrigatoriedade da extensão em todos os cursos de graduação da Universidade.
A ideia é que esse curricularização contribua com a formação do estudante ao passo que construa pontes mais sólidas entre a universidade e a sociedade. A iniciativa foi realizada pelo Ministério da Educação (MEC), prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). Com isso, os estudantes dos cursos de graduação devem dedicar 10% da carga horária a atividades extensionistas.
A implementação acontecerá a partir do semestre letivo de 2026.1. Para mais informações ou em caso de dúvidas, entre em contato pelos e-mails prograd@uesb.edu.br e proex@uesb.edu.br.