Toda a comunidade acadêmica da Uesb deve estar atenta às rigorosas medidas sanitárias de combate à Covid-19, na retomada das atividades pedagógicas presenciais, na próxima segunda, 14. Para isso, a reitoria divulga a Portaria 051/2022, com o Protocolo de Biossegurança a ser seguido por toda a comunidade.
Conforme a Portaria, o Protocolo apresenta recomendações respaldadas por órgãos responsáveis pelas políticas de saúde coletiva no Brasil, com orientações sobre a disseminação da variante Ômicron do vírus Sars-CoV-2. O documento segue ainda, decisão adotada pelo Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da Uesb (Consepe), conforme Resolução 39/2021, que garante o mínimo de “75% da carga horária total do componente curricular desenvolvido por meio de atividades pedagógicas presenciais”.
Protocolos de biossegurança – As orientações foram divididas em seis importantes medidas. A primeira delas consiste na comprovação do esquema vacinal (vacinação com duas doses ou com dose única). O item também esclarece as sanções para a pessoa, seja docente, discente, servidor ou visitante, que não seguir as regras.
A utilização de máscaras de proteção facial, o distanciamento entre as pessoas, a higienização frequente das mãos e a ventilação dos ambientes complementam os itens de biossegurança estabelecidos no protocolo, com informações detalhadas para cada medida. O sexto protocolo traz a importância do monitoramento, comunicação e procedimentos em caso de sintomas de síndrome gripal ou de síndrome respiratória aguda grave, com a possibilidade de afastamento das aulas ou atividades administrativas.
Por fim, a Portaria enumera atitudes que devem ser evitadas e outras que precisam ser constantemente adotadas por cada membro da Universidade. Recomendações para o desenvolvimento das atividades nas salas de aula, laboratórios, bibliotecas, sanitários, creches, quadras, lanchonetes, restaurantes, aulas de campo, espaços dos museus, clínicas e centros universitários, também estão esclarecidos de forma minuciosa.