O Kit de zoologia é feito a partir do material excedente do Laboratório de Zoologia e Parasitologia Animal da Uesb, campus de Itapetinga
Com o objetivo de contribuir com a melhoria do ensino de Ciências na educação básica, a Uesb realizou a doação de uma kit zoológico ao Centro Educacional Luiz Miranda de Oliveira, localizado no município de Caatiba. A iniciativa é fruto do projeto de extensão “Zoologia Itinerante”, desenvolvido no campus de Itapetinga, que visa promover o uso do acervo excedente do Laboratório de Zoologia e Parasitologia Animalem ações de ensino, pesquisa e extensão.
O Centro Educacional foi o primeiro a receber a coleção. Segundo o diretor da escola, Ronaldo Soares, o laboratório da unidade atende cerca de 400 estudantes, do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno noturno. No entanto, até então, as atividades eram restritas a aulas teóricas e observações pontuais. “Esse projeto que a Uesb está fornecendo vai ser o nosso ponto de partida. Já vem tudo pronto, com as descrições bibliográficas e pedagógicas. Até termos os nossos próprios projetos, vamos usar esse como base”, destaca.
A proposta é fornecer suporte e materiais didáticos para que os educadores possam enriquecer suas práticas pedagógicas
A proposta é utilizar a coleção para enriquecer as práticas pedagógicas de forma mais interativa e atraente para os estudantes. Para o professor de Ciências Marcos Barreto Thiago, o material representa uma grande oportunidade para tornar o conteúdo mais significativo para os alunos. “Quando você sai do livro didático e mostra o que está explicando, tudo fica mais fácil. A gente chama isso de aprendizagem significativa. O aluno pode tocar, ver de perto, o que está aprendendo”, afirma. Ele acrescenta que o uso do acervo favorece a construção de sequências didáticas que estimulam a curiosidade e o interesse dos discentes.
O kit zoológico doado é formado por materiais excedentes, ou seja, que não seriam mais utilizados para fins didáticos ou científicos na Universidade. De acordo com Danrlei Soares, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação, campus de Jequié, e colaborador do projeto, cada item da coleção foi devidamente catalogado e acompanhado de uma cartilha com informações específicas. “Sabemos que o professor não tem tempo de pesquisar sobre materiais desconhecidos. Por isso, entregamos tudo já organizado, com dados como habitat, profundidade em que o animal vive, se tem interesse ecológico ou econômico”, explica.
Inicialmente voltado para os alunos do Centro Educacional, o acervo zoológico deverá ser utilizado também por outras escolas de Caatiba e da região
Além disso, a cartilha inclui sugestões de atividades didáticas para facilitar a incorporação do material em sala de aula. A proposta é permitir que os docentes utilizem os kits com mais autonomia e segurança.
Integrante do projeto e bolsista, Naldinei Oliveira, que está concluindo o curso de Biologia, contou que a experiência também compõe o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ele será responsável por acompanhar o uso do material na escola, prestando suporte aos professores. “Vou observar as aulas, aplicar questionários com alunos e professores para entender o impacto do uso da coleção no aprendizado”, explica.
A proposta é que o laboratório da escola e a coleção zoológica estejam disponíveis não apenas para os estudantes do Centro Educacional, mas também para outras instituições e para a comunidade local, desde que apresentem um plano pedagógico. “Estamos recebendo esse material aqui da Uesb que vai ficar disponível, não só para os alunos dessa unidade escolar, mas também para os alunos de toda a rede, incluindo, a rede estadual em qualquer outro município da região que queiram fazer uso”, conclui Cleber de Souza, Secretário de Educação de Caatiba.