Com o objetivo de premiar as melhores práticas de educação fiscal do país que atuam sobre a importância social dos tributos e sua correta aplicação, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal divulgou a lista de finalistas deste ano. Entre os indicados na categoria “Instituições” está o Projeto “Cidadão Fiscal – educando para a cidadania” da Uesb.
Coordenado pelo professor Alex Campanha, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), o projeto foi criado com o intuito de contribuir na formação de cidadãos mais conscientes da importância do tributo e da correta aplicação dos recursos públicos. “Pagamos tributos em quase tudo o que fazemos. Desde a hora em que acordamos até a hora que vamos dormir. É direito nosso fiscalizar. É direito nosso participar. Mas essa fiscalização e participação só pode ser exercida plena e eficazmente se tivermos, mesmo que minimamente, algum conhecimento do processo que envolve o financiamento e o funcionamento do Estado”, explicou Campanha.
Nesta edição, 220 projetos de todo o país foram inscritos no Prêmio, divididos em três categorias: Escolas, Instituições e Jornalismo. A seleção foi feita por representantes de onze entidades governamentais e privadas. “Somos os únicos representantes da Bahia entre os finalistas. O bom disso tudo é o reconhecimento do esforço de cada participante do projeto e, principalmente, por acreditar que esse reconhecimento um dia chegaria”, celebrou o coordenador da ação.
A solenidade de premiação será realizada no dia 28 de novembro, na Embaixada da Espanha, em Brasília.